Onde estão as melhores praias para surfar em Euskadi? Essa é uma questão difícil, uma vez que os 200 km de costa do País Basco tem as condições perfeitas para o surf. A prova disso é que alguns dos lugares mais conhecidos da Espanha – Mundaka, por exemplo – e alguns dos melhores surfistas do país – como Aritz Aranburu e Garazi Sánchez – são bascos.
Ondas à esquerda, à direita, para iniciantes, para experientes… o litoral do País Basco tornou-se uma parada obrigatória para todos os surfistas que viajam pela Espanha em busca de boas ondas. No verão as águas de Euskadi tem a temperatura certa para você surfar em trajes de banho, mas as melhores ondas têm seu pico no outono/inverno, então trajes de banho térmicos serão essenciais para surfar.
Além dos trajes de banho, no País Basco você encontrará lojas especializadas em equipamentos de surf: pranchas, softboards, quilhas, botas, capas de prancha, etc. Depois de adquirir sua prancha e sua van, você terá tudo o que precisa para surfar em Euskadi e descobrir todos os pontos da costa basca.
SOPELANA E LA ARENA
O litoral de Sopela – nome oficial em basco e município de Sopelana – e seus arredores, são um dos lugares mais populares da costa basca. Uma vez que, além de serem adequados para surfistas de todos os níveis, eles têm uma grande infraestrutura dedicada às lojas de surf, clubes, escolas de surf, etc. La Arena, a praia mais movimentada de Vizcaya, fica a cerca de 30 km de Sopela, é o ponto de encontro de muitos habitantes e surfistas da Margem Esquerda (Margen Izquierda).
Na área de Sopela as ondas de Armintza, Plentzia e Larrabasterra são as mais adequadas para iniciantes, enquanto as Pobeñas – na área de La Arena – tem ondas ideais para surfistas de nível médio. Para os profissionais e experientes, as direitas de Jeffrey’s e as esquerdas de La Central são as áreas mais adequadas para surfar em Euskadi.
MUNDAKA E PORTUME
Mundaka é famosa por ter a melhor esquerda da Europa, e para muitos, a melhor onda esquerda do mundo, o que transformou a pequena cidade costeira de Vizcaya no “templo do surfe” em Euskadi. Além das ondas de Mundaka, na costa de Urdaibai – a reserva natural ao redor da foz do rio Oka – você pode encontrar ondas de diferentes níveis.
Em Bakio, Laida e Laga você encontrará ondas ideais para iniciantes, enquanto as ondas da praia de La Isla e Karraspio são adequadas para iniciantes. A onda de Portume é uma das esquerdas mais consistentes na área, mas fique atento, a praia é de difícil acesso e em alguns trechos é muito perigoso, pois as ondas quebram ao longo das rochas. Terminamos esta seção com as lendárias ondas de Mundaka, esquerdas tubulares que podem atingir até 4m de altura e 400m de comprimento. Em suma, um sonho para os surfistas mais experientes.
ZARAUTZ E ORRUA
Além de visitar os pontos mais conhecidos, qualquer viajante que queira surfar em Euskadi, e guardar boas lembranças de suas ondas, deve explorar também as regiões que os locais costumam frequentar. O litoral de Zarautz é internacionalmente conhecido pelas ondas de Playa Gris, ondas gigantes que em dias de tempestade pode exceder os 10m de altura.
Iniciantes e surfistas de nível médio encontrarão as ondas mais adequadas nas praias de Zarautz, Gaztetape, Itzurun e Santiago de Deba. A onda de Orrua é uma das ondas mais conhecidas da costa guipuzcoana. O Roka Puta é a onda certa mais exigente na área e apenas especialistas entram na água para desafiar os tubos deste quebra-mar Basco.
LA ZURRIOLA E HONDARRIBIA
La Zurriola é uma praia urbana que está localizada no bairro de San Sebastian Gros e tem as ondas mais consistentes e de maior qualidade de San Sebastian. Nesta praia, destacam-se as ondas de Monpas e El Centro – com direitas e esquerdas – e, graças as escolas da área, é o local ideal para começar no mundo do surf.
Hondarribia é uma cidade basca muito especial, pois está localizada na fronteira com a França e é um lugar onde a cultura basca se encontra com a cultura espanhola e francesa. Além de uma ótima gastronomia, há também boas ondas. Aqui, a mais famosa é chamada El Espigón, uma direita fácil de fazer manobras de surf. O inverno é a estação mais adequada para aproveitar essa onda. A verdade é que com o equipamento certo, em qualquer época do ano você poderá surfar em Euskadi.
Por Juan Luis Caefa – Editorial Berlim