E a espera acabou! Finalmente, após uma longa espera: sim, podemos viajar para a Europa! O continente abriu as portas para o turismo, e os brasileiros são aceitos por lá. Claro, tudo dentro das regras impostas pelo novo coronavírus, respeitando todas as medidas de segurança e distanciamento. A hora é de celebrarmos junto com o mundo os avanços que temos feito na pandemia.
Mas, para onde posso ir? Quais são os países? Preciso fazer quarentena? Precisa fazer o exame do teste de PCR? Aceitam quais vacinas? Aceitam a Coronavac? Vamos juntos responder a essas e outras dúvidas. Vamos pontuar aqui, os melhores destinos no velho continente abertos para turistas brasileiros.
Esta matéria foi atualizada em 26/08/2021, e está sujeita a alterações. Mantenha-se sempre atualizado sobre as exigências de saúde dos países em interesse.
1. ALEMANHA
A terra da cerveja e da salsicha está finalmente com suas portas abertas para o turismo e para nós, brasileiros. Se você está querendo visitar Berlim, a belíssima e irreverente capital alemã, já pode começar a agendar sua viagem! Munique e sua famosa Oktober Fest, também espera você com uma boa cerveja gelada! E que tal um passeio pela região dos alpes alemães e uma visita ao Castelo de Neuschwanstein – o famoso castelo que inspirou o desenho de Walt Disney, Cinderela. Sim, a Alemanha definitivamente guarda os sonhos de viagens dos brasileiros, e bem, a hora é agora.
Para brasileiros vacinados, a Alemanha abriu seu território. A mudança nas regras de permissão ocorreu após o país revisar a situação atual do coronavírus no Brasil, por aqui não estamos mais classificados como celeiro de novas variantes do vírus e saímos da zona de alto risco. A agência reguladora alemã de medicamentos, instituto Paul-Ehrlich-Instituts (PEI),reconheceu e autorizou pessoas vacinadas com os imunizantes Janssen, Moderna, Pfizer e AstraZeneca, a visitarem o país. A Alemanha também está em fase de estudo para aprovar outras vacinas. Não é preciso fazer quarentena na Alemanha.
IMPORTANTE: o país faz exigência de máscaras FFP2 em todos os locais fechados em circulação, e é regra o distanciamento de 1 metro e meio de outras pessoas. No transporte público a máscara também é obrigatória. Segundo a Embaixada da Alemanha no Brasil, os passageiros deverão fazer o registro digital de entrada através do site oficial www.einreiseanmeldung.de e apresentar o cartão ou comprovante de vacinação, que poderá ser exigido pela Polícia Federal alemã ou pela autoridade competente no momento do controle de fronteira. Lembrando que quem viaja de avião deve apresentar os comprovantes à companhia aérea no aeroporto de origem.
2. FRANÇA
Queremos baguete, queijo e vinhos! Sim. Vamos para a França! Este é um dos destinos favoritos dos brasileiros na Europa. Paris te espera de braços abertos, porém mantendo a distância! Brincadeiras à parte, a França foi um dos países mais afetados pela pandemia, mas não deixou de perder seu brilho e toda a beleza e hospitalidade dos franceses. Já podemos montar roteiro pela riviera francesa, e agendar nossa visita ao Museu do Louvre.
Como me organizar na França: a medida de abertura das fronteiras vale apenas para os brasileiros que imunizados há 7 dias com uma das vacinas reconhecidas pela Agência Europeia de Medicamentos, e 28 dias da Janssen. As vacinas aceitas pelo governo francês são as da Pfizer, Moderna, AstraZeneca ou Janssen. Aqui no Brasil, e apesar de serem aprovadas pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, os imunizantes Sinopharm e Sinovac (CoronaVac), ainda não são aceitos na França. A vacina Sputnik V, também ainda não é válida na União Europeia, e a OMS, também não a reconheceu.
IMPORTANTE: é obrigatório uso de máscaras em locais públicos com aglomerações e manter a distância de 1 metro e meio de outras pessoas. É também obrigatório uso de máscara em transportes públicos, bem como locais fechados. Os viajantes vacinados não deverão cumprir quarentena ao desembarcar na França.
3. ESPANHA
A Espanha está finalmente aceitando turistas brasileiros, mas apenas aqueles que tomaram as duas doses ou a dose única da vacina contra covid-19. O país que enfrentou fases muito difíceis com a doença, está em boa fase com sua população vacinada. Madrid, a belíssima capital espanhola está esperando você para férias inesquecíveis! Saudades ou curioso para conhecer os diversos bairros e provar deliciosos tapas? Aproveite o verão europeu e corra para a Espanha! Barcelona também está aberta, com sua arquitetura magnífica. As ilhas baleares, Maiorca, Menorca, Ibiza e Formetera também estão inclusas na lista de viagens!
Em terras espanholas, você precisa estar completamente vacinada há 14 dias e apresentar um certificado de vacinação válido pela EU. Você pode acessar o site do Conecte SUS para obter o certificado que estão também disponíveis em Espanhol e inglês. Os passageiros também devem portar um código QR obtido ao preencher um formulário de saúde, disponível no site Spanish Travel Health. Os imunizantes aprovados no Brasil, incluindo a nossa CoronaVac são válidos para as autoridades de saúde espanholas. Então são aceitos as vacinas da Pfizer, AstraZeneca, Janssen e CoronaVac.
IMPORTANTE: é obrigatório o uso de máscaras em locais com aglomerações de pessoas e em ambientes fechados, tais como shoppings, transporte públicos e outros. Sempre que possível mantenha a distância de 1 metro e meio de outras pessoas. Não é preciso fazer quarentena na Espanha.
E a lista se segue, com Suíça, Andorra, Armênia, Belarus, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, Estônia, Finlândia, Geórgia, Irlanda, Islândia, Liechtenstein, Lituânia, Moldávia, Mônaco, Romênia e Ucrânia. Confira o seu destino preferido e enfim, boas férias!