Embora muitos países estejam recebendo brasileiros, nós nos deparamos com diversas reviravoltas. A questão é difícil de ser respondida, quando poderemos viajar novamente? Estamos todos ansiosos para saber quando poderemos viajar, e principalmente para onde!
Viajar em tempos de pandemia tem muitas restrições, isso implica uma série de medidas a serem seguidas pelos viajantes. De tempos em tempos vamos manter nossas informações atualizadas, então sempre que houver dúvidas no futuro, poderá voltar aqui. Vamos também compartilhar algumas dicas caso seja necessário programar uma viagem para agora.
A notícia é ótima, as fronteiras abertas para brasileiros já são muitas, mais de 100 países estão nos recebendo! Porém isso pode mudar de um dia para o outro. Então vamos sempre nos atualizar para saber se o destino requerido está aberto e quais suas restrições! Aconselhamos também sempre a checar as informações com as autoridades locais dos destinos escolhidos, bem como suas medidas de proteção contra o vírus da COVID19.
EXTRA: esta matéria foi atualizada em 15 de Outubro de 2021. Para informações atualizadas a partir desta data, por favor consulte o site do governo federal ou do país de destino.
Viajar, porém com novos hábitos
Por enquanto, vamos reinventando o modo de viajar, com novos hábitos de higiene e novas condições e restrições como turistas. Mas isso não nos impede de continuarmos conhecendo o mundo, realizando sonhos e aproveitando nossas férias! A recomendação para viagens ao exterior é ter atenção redobrada, pois as restrições de entrada mudam frequentemente e o risco de contágio por coronavírus segue sendo muito alto.
BAIXE O APLICATIVO DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO DO SUS
Uma dica importante é baixar o aplicativo Conecte SUS. O documento é reconhecido como um documento oficial do governo brasileiro, além de trazer informações sobre sua vacina em inglês e espanhol. Informações que precisam ser checadas por autoridades de outros países como nome do fabricante, data de aplicação e lote da vacina. Este certificado irá evitar problemas com a imigração durante a entrada em vários destinos pelo mundo.
Estados Unidos abrirão as fronteiras a partir de 8 de novembro
Finalmente os turistas brasileiros que pretendem passar férias nos Estados Unidos poderão viajar! A partir do dia 8 de novembro, pessoas com a vacinação completa, com duas doses ou uma no caso da Janssen (dose única), há 14 dias vão poder entrar no país como turistas. A medida é para todos os países, inclusive o Brasil.
Vacinas aceitas: Pfizer/BionTech, Moderna e Janssen. O governo americano também anunciou que irá aceitar as vacinas para uso emergencial consideradas pela Organização Mundial de Saúde. Entre elas está a vacina de Oxford/AstraZeneca, SinoPharm e a CoronaVac, da fabricante chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Importante: os Estados Unidos manterá a exigência de que o passageiro apresente um teste negativo de Covid-19 feito até 3 dias antes do embarque.
Para mais informações acesse o site do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do governo americano.
Quando poderemos viajar para a Europa?
Muitos países da Europa já estão recebendo turistas brasileiros, sejam esses vacinados ou não vacinados, como Portugal, por exemplo. Países que estão recebendo brasileiros vacinados na Europa: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Finlândia, Holanda, Islândia, Liechtenstein e Suíça. Brasileiros não vacinados, mas com teste negativo podem viajar para: Albânia, Armênia, Portugal, Croácia, Irlanda, Sérvia e Ucrânia.
Portugal sem restrições para brasileiros
Portugal não apresenta restrições para o ingresso de brasileiros. A regra em vigor é que todo o cidadão brasileiro que ingresse no país por via aérea, deve apresentar o Certificado Digital Covid-19 da União Europeia (UE), e/ou teste de RT-PCR/teste rápido de antígeno com resultado negativo, feito nas 72 ou 48 horas anteriores ao voo (com execao a menores de 12 anos). Não há necessidade de quarentena para quem chega do Brasil, mediante prova de teste.
Segue a lista de alguns países que estão abertos a brasileiros vacinados:
A entrada só é permitida a turistas imunizados há pelo menos 14 dias com as duas doses ou a dose única (Janssen).
Espanha: brasileiros podem entrar com as vacinas completas após 14 dias. A Coronavac também é aceita na Espanha.
Alemanha: podem entrar no país brasileiros que receberam imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen para visitas ou turismo.
França: podem entrar turistas com as vacinas da Pfizer, Moderna e AstraZeneca ou a dose única de Janssen. O imunizante da Sinovac, Coronovac, ainda está sendo analisado pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA).
Suíça: os imunizantes aceitos são Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca e Coronavac.
Canadá: Janssen e com as duas doses de AstraZeneca, Pfizer e Moderna. Por enquanto, não é válido para quem tomou Coronavac.
Finlândia: vacinas aceitas são Pfizer, AstraZeneca, Janssen e CoronaVac.
Eslováquia: todas as vacinas.
Egito: Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Janssen, Sinofarm e Coronavac.