O México está se tornando cada vez mais popular entre os turistas brasileiros, principalmente durante a pandemia. O país tem as portas abertas a brasileiros e turistas de todo o mundo. Paisagens deslumbrantes e belas praias de areia branca são motivos suficientes para encantar a todo turista, sem mencionar a culinária deliciosa, e a herança cultural surpreendentemente rica do México.
O turismo aqui se divide igualmente entre as praias paradisíacas e os antigos sítios astecas e maias. Curiosamente, essas ruínas são tão populares quanto os locais de férias tradicionais na praia. Confira nossa lista de destinos imperdíveis no México!
1. CANCÚN E A RIVIERA MAIA
Formando a famosa Riviera Maia, estão os principais destinos turísticos situados ao longo de um belo trecho da costa no Golfo do México: Cancún, Playa del Carmen, a Ilha de Cozumel e muito mais. Esta magnífica área ao longo da extremidade leste da Península de Yucatán recebe milhões de visitantes a cada ano, gerando neste processo enormes receitas turísticas. Apesar de muito turística, não existe muita aglomeração nas praias, que são amplas e de infinitas águas cristalinas e incontáveis resorts com tudo incluído.
A área também oferece inúmeras atividades divertidas, como natação com golfinhos e arraias; mergulho livre entre recifes e peixes tropicais. Aqui também está o maior museu subaquático do mundo, uma coleção espetacular de esculturas submersas em profundidades de até oito metros para um bom mergulho guiado.
As maiores e mais impressionantes ruinas maias mais antigas da região, Chichén Itzá e Tulum, ficam a apenas algumas horas de distância.
2. CIDADE DO MÉXICO
Um dos destinos turísticos mais procurados do país é sua capital, a Cidade do México. Graças a seus diversos museus, galerias de arte e seu famoso centro histórico, que é Patrimônio Mundial da UNESCO, e abrange cerca de 15 km e edifícios coloniais dos séculos 16 ao 19.
No centrinho histórico, é onde fica a maioria das principais atrações da Cidade do México. Comece seu roteiro na Praça da Constituição, e depois para o Palácio Nacional, a Catedral Metropolitana e o Templo Mayor, com relíquias da cultura asteca. Somando-se a toda a experiência, estão as enormes montanhas vulcânicas com vista para a cidade, Popocatépetl e Iztaccíhuatl, cada uma com mais de 5 mil metros de altura e oferecendo uma desculpa perfeita para sair e explorar a paisagem deslumbrante desta parte das montanhas mexicanas.
3. METRÓPOLE MAIA, CHICHÉN ITZÁ
A magnífica cidade maia de Chichén Itzá é um dos sítios arqueológicos mais visitados do México. Este é um passeio famoso, principalmente para quem está em Cancún e Playa del Carmen ou a capital de Yucatán, Mérida. Os destaques de uma visita a este Patrimônio Mundial da UNESCO são numerosos. Um local imperdível aqui é o enorme El Castillo, também conhecido como Pirâmide de Kukulkán, e com 30 metros de altura, a estrutura mais alta do local.
Não deixe também de visitar o Caracol, um observatório de quase mil anos que atesta o quão avançados eram os maias. O prédio é notável pelas fendas estreitas em suas paredes, permitindo que o sol penetre duas vezes por ano, de modo que os sacerdotes pudessem determinar a data com precisão. Também são interessantes as inúmeras estátuas do local, incluindo muitos exemplos dos famosos maias segurando seus vasos de sacrifício enquanto continuam a proteger esses antigos templos.
4. ANTIGA FORTALEZA DE TULUM
A antiga cidade de Tulum é uma das atrações mais visitadas da Península de Yucatán e do México. Famosa como o único assentamento maia fortificado localizado na costa. As ruínas bem preservadas do local podem ser vistas a quilômetros de distância devido à sua localização no topo de penhascos com vista para o belo Mar do Caribe.
Tulum também é famosa por suas paredes altas, dando ao local a sensação de uma fortaleza e sugerindo um significado militar e religioso. A cidade foi habitada até a chegada dos espanhóis em 1544 e contém muitos outros achados arqueológicos importantes, incluindo o Templo dos Afrescos, com suas esculturas em relevo, e o Castillo, o local maior edifício, famoso por sua localização ao lado do penhasco.
5. ILHA DE COZUMEL
Localizada a cerca de 20 km da Península de Yucatán, este paraíso tropical é o destino perfeito para uma experiência mexicana. As melhores praias por aqui são Playa San Juan, Playa San Francisco e Playa Santa Rosa, entre muitas outras. Muitos são atraídos a Cozumel pelas experiências superlativas de mergulho que podem ser desfrutadas ao redor de seus recifes de coral. Esses belos locais são ricos em peixes e outras formas de vida marinha, e é relativamente fácil incluir pelo menos um pouco de atividade subaquática. Para quem gosta de mergulho mais profissional, o local ideal é Recife Palancar, na ponta sudoeste da ilha.
Uma dica é investir em um passeio de barco, e assim avistar do mar a capital da ilha, San Miguel de Cozumel. Daqui você também pode pegar uma balsa e aproveitar um dia naPlaya del Carmen ou Cancún, ou explorar as principais atrações turísticas, como o Museu da Ilha, com suas fascinantes exibições relacionadas à história da ilha, ou participar de algumas compras ou restaurantes.
6. PUERTO VALLARTA
Outro dos destinos de praia cada vez mais populares do México é a cidade costeira do Pacífico de Puerto Vallarta. Muitas partes dela permanecem intocadas pelo desenvolvimento moderno. Porém há muito o que se fazer em “Vallarta”, como é conhecida. A cidade atrai tanto o público de navios de cruzeiro mais velhos que procuram nadar com os golfinhos, quanto os viajantes mais jovens em busca de aventura, encontrando aqui atividades tão diversas como parapente e esqui aquático.
Para quem gosta de passar as férias com um ritmo um pouco mais lento, a cidade também possui muitos locais para fazer compras de artesanato ou simplesmente para passear ao longo de agradáveis passeios à beira-mar com seus muitos espaços verdes e esculturas.
7. RIVIEIRA NAYARIT
Rivieira Nayarit é o trecho da costa ao norte de Puerto Vallarta que começa no estado vizinho de Nayarit. Cidades familiares que se destacam podem incluir Sayulita, ou a península enclave de luxo que é Punta Mita. Mas Riviera Nayarit tem muito mais a explorar e está praticamente repleta de belezas naturais.
Ainda assim, quanto mais ao norte você subir na costa, mais você estará viajando de volta no tempo para uma época mais simples da beleza das praias do México – completa com picos ondulados cor de esmeralda, penhascos escarpados que despencam no oceano, e nada além uma fileira de quiosques sombreados ao longo da areia dourada, até onde a vista alcança.