A maioria das pessoas já ouviu falar de alguns dos mais famosos Patrimônios Mundiais da UNESCO, como o Taj Mahal na Índia, a Grande Muralha da China ou a cidade de Veneza na Itália. Mas você sabia que desde de 2021 existem 24 Patrimônios Mundiais da UNESCO para ver nos EUA?
Os Sítios do Patrimônio Mundial, que são nomeados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), estão na lista devido aos esforços para preservá-los, protegê-los e promovê-los pelos mais de 200 estados membros da organização. Os locais são uma mistura de cultural e natural, mas variam muito para incluir cidades inteiras, parques nacionais e edifícios únicos. A lista do que é protegido pela UNESCO está em constante evolução e mudança, com novos sites sendo adicionados e outros sendo retirados. No entanto, uma coisa é certa: se você reservar um tempo para visitar um Patrimônio Mundial da UNESCO, não vai se arrepender dessa decisão.
Aqui estão alguns dos principais Patrimônios Mundiais da UNESCO para visitar nos EUA, sem ordem específica.
PARQUE NACIONAL DA MESA VERDE
Este Patrimônio Mundial está na lista há mais tempo, sendo adicionado em 1978. O Parque Nacional Mesa Verde fica no sudoeste do Colorado e contém uma coleção de moradias indígenas, chamados Pueblo. Existem mais de 4.400 locais que incluem moradias em penhascos e aldeias construídas no topo de uma mesa. As habitações pré-históricas estão muito bem conservadas e pode-se até ver arte rupestre.
ESTÁTUA DA LIBERDADE
Ainda outro local cultural na lista da UNESCO é o ícone da Estátua da Liberdade de Nova York. Foi colocado na lista em 1984, menos de 100 anos depois de ter sido inaugurado no porto de Nova York. A estátua foi um presente do povo da França e foi uma colaboração entre o escultor francês Bartholdi e Gustave Eiffel (sim, aquele Eiffel). Um local icônico para imigrantes que chegam de barco na vizinha Ellis Island, a Estátua da Liberdade pode ser visitada através de barcos que partem do Battery Park e do Liberty State Park, em Nova Jersey.
LOCAL HISTÓRICO DO ESTADO DE CAHOKIA MOUNDS
Também adicionados como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1984 estão os Cahokia Mounds em Illinois, a nordeste de St. Louis, Missouri. Este é o maior assentamento pré-colombiano ao norte do México, e foi ocupado de cerca de 800 a 1400. Você pode ver 51 tipos diferentes de montes de terra aqui, incluindo Monks Mound, que é a maior estrutura de terra pré-histórica das Américas.
PARQUE NACIONAL EVERGLADES
Este parque nacional no sul da Flórida é um dos mais exclusivos Patrimônios Mundiais da UNESCO nos EUA. Foi um dos primeiros sites dos EUA adicionados à lista em 1979, e se você já visitou sabe o porquê. Existem muitos tipos diferentes de habitats aquáticos e o maior ecossistema de mangue no Hemisfério Ocidental, tornando os Everglades o lar de muitos tipos de pássaros e répteis. É também um santuário para peixes-boi ameaçados de extinção. Se você visitar, poderá ver a vida selvagem de barco ou passeio de caiaque, ir até a torre de observação ou caminhar nos calçadões elevados.
PARQUE NACIONAL YELLOWSTONE
É justo que o primeiro pedaço de terra a ser designado como parque nacional seja considerado um dos primeiros Patrimônios da Humanidade nos EUA em 1978. O Parque Nacional de Yellowstone surgiu por meio de um ato do Congresso e foi assinado em lei em 1872 pelo presidente Ulysses S. Grant. Agora, 150 anos depois, é o segundo parque nacional mais visitado dos EUA e por boas razões. A maior parte do parque fica em Wyoming, mas uma parte também fica em Montana e Idaho. Dentro de seus limites, você pode ver a maior concentração de gêiseres do mundo, mas também pode ver uma vida selvagem incrível, como ursos pardos e bisões, cachoeiras e o Grand Canyon do rio Yellowstone.
SALÃO DA INDEPENDÊNCIA
O Independence Hall na Filadélfia foi colocado na lista da UNESCO em 1979 devido ao seu significado histórico, pois dois documentos muito importantes foram assinados aqui: a Declaração de Independência e a Constituição dos Estados Unidos. O edifício foi concluído em 1753 e já abrigou o famoso Sino da Liberdade, que você também pode visitar enquanto estiver na Filadélfia.
PARQUE NACIONAL DA CAVERNA MAMMOTH
Veja a maior rede mundial de cavernas naturais e passagens subterrâneas neste Patrimônio Mundial em Kentucky. Existem mais de 250 milhas de passagens de cavernas dentro do Mammoth Cave National Park, e mais de 130 espécies de flora e fauna chamam o sistema de cavernas de lar. Lembre-se de que, se você quiser entrar nas cavernas, precisará comprar um ingresso para a excursão e eles costumam esgotar com semanas de antecedência.
TAOS PUEBLO
Este assentamento de adobe único é encontrado no Novo México e foi adicionado como Patrimônio da Humanidade em 1992. Quando você o visita, você pode ver habitações típicas e edifícios cerimoniais usados pelos índios Pueblo nos séculos XIII e XIV. Enquanto estiver na área, você também pode visitar as montanhas Taos.
PARQUE INTERNACIONAL DA PAZ WATERTON GLACIER
Este é o único Patrimônio Mundial da UNESCO em nossa lista que não fica completamente nos EUA, bem como o único Parque Internacional da Paz do mundo. O parque foi criado quando o Parque Nacional Waterton Lakes em Alberta, Canadá foi combinado com o Parque Nacional Glacier em Montana em 1932. Dentro do parque, que foi adicionado à lista em 1995, você pode ver montanhas e pradarias, bem como diversos animais selvagens e flores silvestres.
ARQUITETURA DO SÉCULO 20 DE FRANK LLOYD WRIGHT
Sim, isso mesmo, um conjunto de casas e prédios tornou-se Patrimônio da Humanidade. Mas o famoso arquiteto Frank Lloyd Wright não criou apenas edifícios, ele usou “arquitetura orgânica”, o que tornou suas estruturas únicas. A designação da UNESCO foi dada em 2019 e inclui 8 edifícios projetados por Wright no século 20, como o Museu Guggenheim em Nova York e Fallingwater na Pensilvânia.
PARQUE NACIONAL GREAT SMOKY MOUNTAINS
Este enorme parque no Tennessee está em nossa lista não apenas por sua beleza intocada, mas também porque é de longe o parque nacional mais visitado nos EUA, com mais de 12 milhões de pessoas em 2020 – 4 vezes mais visitantes que Yellowstone! Foi colocado na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983 devido às suas abundantes espécies de plantas e árvores, floresta intocada e flora e fauna únicas.
PARQUE NACIONAL DO GRAND CANYON
Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar o Grand Canyon de fora da nossa lista! Foi colocado na lista da UNESCO em 1979 devido à sua magnitude geológica. O cânion tem mais de 1.500 metros de profundidade e mostra mais de 2 bilhões de anos de história e atividade geológica. Mesmo que você não esteja impressionado com a forma como tudo isso foi esculpido pelo rio Colorado ao longo de milhões de anos, você pode pelo menos se maravilhar com sua beleza estonteante.
Este artigo foi traduzido da Sixt USA Magazine.