Sucata, lata velha… há muitos apelidos para chamar os carros que ficarão marcados na história como um dos piores já feitos. Alguns já entraram na lista porque são feios mesmo, embora a beleza esteja nos olhos de quem vê, como diz o senso comum! Outros tiveram problemas em seu design ou até mesmo problemas mecânicos e até mesmo armadilhas mortais em sua fabricação!
Alguns desses modelos de carros estavam disponíveis apenas por um ou dois anos no mercado, enquanto outros saíram da linha de montagem por mais de 10 anos. Os modelos são variados, de carros econômicos a gigantescos, ou perteciam a um nicho de design diferente, os carros em nossa lista serão lembrados por todos os motivos errados.
FORD MODELO T
O primeiro veículo que iniciou a eficiência da produção da linha de montagem é considerado um fracasso por alguns. Foi um dos primeiros veículos acessíveis, produzido de 1908 a 1927, mas sua carroceria e controles rudimentares não o tornavam exatamente uma alegria em dirigir.
CHRYSLER/DESOTO AIRFLOW
Conhecido por seu design único na época, na década de 1930, o DeSoto foi um fracasso de público. Na era da Depressão nos Estados Unidos e no mundo, era muito impraticável e futurista para a maioria das pessoas, e havia rumores contínuos de que o carro volumoso não era seguro. Devido a esses fatores, o carro foi produzido apenas por alguns anos.
RENAULT DAUPHINE
Décadas à frente, na França, temos o Dauphine estreou em 1950. Seu design, com o motor na parte de trás e também teve outras peculiaridades que o deixaram menos do que críticas brilhantes de algumas publicações. Entre os problemas relatados estavam um motor sem brilho, peças plásticas baratas, ter que se abaixar para entrar no carro e uma carroceria que enferrujava facilmente motivo de piada, de que se podia até mesmo ouvir isso acontecer.
KING MIDGET MODEL III
Este micro carro foi disponibilizado pela primeira vez na década de 1940. Um carro no estilo faça você mesmo! O carro vinha em kit para você construir sozinho. Anos após, eles adicionaram carros totalmente montados às suas ofertas, mas a empresa parou de produzir o King Midget na década de 1970. Este mini carro que originalmente cabia apenas uma pessoa teve alguns problemas. Primeiro, você teria que fornecer seu próprio motor, se você mesmo o construísse. A segunda razão pelas quais a produção foi interrompida na década de 1970 foi porque não atendia aos padrões de segurança do governo.
AMPHICAR – O CARRO ANFÍBIO
Como o nome pode sugerir, este carro foi feito para viajar tanto na terra quanto na água. Mas se o pensamento de ter um carro e um barco em um veículo parece bom demais para ser verdade, foi. O Amphicar foi modelado no Volkswagen Schwimmwagen “carro de natação” em alemão, e foi dito não ser um grande carro ou um grande barco, mas funcionou bem com qualquer função. Embora o carro tenha sido produzido apenas de 1961 a 1965, ainda existem alguns Amphicars circulando.
CHEVROLET CORVAIR
A primeira versão deste carro estreou no início dos anos 1960 e foi extremamente popular. Faz parte da nossa lista devido à sua reputação de lidar com problemas. Superviragem ou subviragem nas curvas tornavam o Corvair perigoso, pois isso poderia causar um acidente devido à forma como o carro foi construído. A produção parou em 1969, mas o Corvair vive em listas como esta.
AMC GREMLIN
Basta dar uma olhada no Gremlin, produzido a partir de 1970 pela American Motors Corporation, e você provavelmente não dirá que é notável por seu design. Era uma escolha econômica popular para a época, e o baixo custo do carro e seu corpo de formato estranho significavam que ele tinha um manuseio terrível, enquanto o motor desajeitado significava que seu desempenho não era ótimo.
FORD PINTO
Ah, o Ford Pinto! Que nome! Conhecido principalmente por seu design e localização de tanque de gás mortal, este rival do Gremlin foi produzido por quase uma década, começando em 1971. E era extremamente popular, apesar dos rumores de tanques de gás explodindo. O que realmente aconteceu foi o tanque de combustível se romper durante algumas colisões traseiras, causando incêndios mortais. Apesar disso, o governo americano disse que o carro era tão seguro quanto outros da mesma categoria, e as pessoas continuaram comprando os Pintos!
TRIUNFO TR7
Estamos atravessando a lagoa para este pequeno número esportivo. Produzido pela British Leyland do Reino Unido de 1974 a 1981, o carro era popular tanto nos EUA quanto no Reino Unido devido aos seus diferentes modelos e aparições em filmes e programas de TV populares. O que o TR7 causou foram problemas de qualidade e produção. Os motores não funcionaram bem e houve greves nas fábricas que interromperam a produção.
TRABANT
Carinhosamente chamado de “Trabis”, o Trabants era uma marca visual da Alemanha Oriental, produzido lá por 30 anos, e a única opção se você quisesse um carro. Esses carros extremamente básicos eram basicamente uma lata com motor, sem frescuras, aceleração terrível e capacidade extrema de poluição do ar devido ao seu escapamento esfumaçado. Poderíamos continuar falando sobre o quão ruim é o Trabant, mas você pode ver por si mesmo se visitar Berlim, na Alemanha, pois há passeios em que você pode dirigir em um.
CHEVROLET CHEVETTE
O Chevette surgiu devido à demanda no início dos anos 1970 por carros menores e mais econômicos. Este hatchback econômico de 3 portas era realmente eficiente em termos de combustível, mas faltava potência, vinha sem sinos e assobios e era como andar em uma lata. Independentemente disso, o carro era barato e mais de 2 milhões foram vendidos entre 1975 e 1987, quando a produção parou.
YUGO
Direto da antiga Iugoslávia, o Yugo (também conhecido como Zastava Koral ou Yugo Koral) entrou nas calçadas americanas de 1985 a 1992. Era um carro para pessoas com orçamento limitado e logo se tornou mais conhecido por sua tecnologia ultrapassada, bem como como questões de confiabilidade e qualidade. Mesmo que o carro raramente seja visto nas estradas dos EUA, se você for para a Sérvia, os Yugos ainda são uma visão comum.
HUMMER H2
Impulsionado por aqueles que queriam fingir que estavam nas forças armadas e mães do futebol, o Hummer H2 veio rugindo para as ruas em 2002. Produzido pela General Motors, esta monstruosidade foi estimada em 10 milhas por galão – na melhor das hipóteses. Ele foi criticado por seu tamanho, eficiência de combustível terrível e pelo fato de que praticamente ninguém precisava dirigir um SUV de estilo militar para ir ao supermercado. As vendas atingiram o pico em 2003 e depois caíram lentamente até que a produção parou em 2009.
PONTIAC AZTEK
O Aztek foi amplamente ridicularizado por seu design. Piadas sobre isso chegaram a seriados de TV americanos como “30 Rock”, e também foi destaque na série “Breaking Bad”, como o veículo de escolha do personagem principal Walter White. Produzido pela General Motors de 2001 a 2005, esse “veículo recreativo esportivo”, como era comercializado, tinha a opção de pacote de camping com barraca acoplável e colchão de ar e vinha com cooler removível. Por mais útil que o Aztek possa ter sido para os entusiastas do ar livre, sua queda foi o design exclusivo que talvez fosse muito avançado para o público em geral.