Quem nunca viajou através de um bom filme? Os cinéfilos de plantão que o digam. Perder-se pela multidão no famoso cruzamento de Shibuya, em Tóquio, ou passear pelas ruas de Paris, Barcelona… O cinema é uma grande fonte de inspiração, desperta nossa imaginação, no faz viajar sem sair de casa.
A lista aqui seria extensa, são tantos filmes a serem citados, mas então para casar com a “sétima arte” vamos selecionar 7 filmes inspiradores que certamente vão estar em sua lista de desejos para a próxima viagem. Você não vai se arrepender quando estiver perambulando pelos mesmos caminhos que alguns de seus personagens favoritos!
1. Pequena Miss Sunshine – Califórnia, EUA
Little Miss Sunshine é um filme de comédia-drama americano que leva o público a uma viagem de uma maneira despreocupada pela Califórnia. O motivo da viagem é para Olive (Abigail Breslin), a personagem principal, competir no concurso de beleza chamado ‘Little Miss Sunshine’. Entre muitas cenas engraçadas de uma família nada convencional em uma antiga Kombi amarela, te leva por diversas paisagens entre o Novo México e a Califórnia, passando pelo deserto no Arizona em paisagens belíssimas como o Grand Canyon. Depois de assistir Little Miss Sunshine você vai correr para marcar sua road trip pelos Estados Unidos!
2. Meia-Noite em Paris – Paris, França
A queridinha do mundo, Paris não poderia faltar em nossa lista. Em Meia-noite em Paris, Woody Allen fez uma verdadeira declaração de amor à capital francesa. A trama é sobre Gil Pender (Owen Wilson), um escritor americano que viaja à Paris, e está cansado dos interesses superficiais de sua esposa. Pender se apaixona por Paris, e acaba viaja no tempo, a conhecer artistas e escritores famosos dos anos 20, como Picasso e Dalí, enquanto perambula pela Cidade das Luzes. Inspirador, Midnight Paris te faz querer entrar no primeiro avião e explorar a capital francesa. Perder-se por suas românticas ruas repletas de cafés aconchegantes ao ar livre e contemplar a Torre Eiffel brilhando à noite. Você também vai querer teletransportar-se nesta viagem ao tempo.
3. A Praia – Tailândia
Leonardo di Caprio é um mochileiro que está em Bangkok, capital da Tailândia, e encontra um mapa para uma ilha secreta. Junto a um casal de franceses que acabou de conhecer em seu hotel, parte em busca da praia de Maya Bay. O cenário de à praia é de tirar o fôlego, na região de Koh Phi Phi. Águas cristalinas e calmas, areia branca e pedras no mar, o cenário perfeito para qualquer um querer conhecer e passar férias. Sem dúvidas, o filme fez a Tailândia tornar-se um dos destinos de praia mais procurados do mundo. Antes de “A Praia”, as ilhas Phi Phi eram um destino pouco conhecido, um lugar remoto e secreto.
4. A Garota com a Tatuagem de Dragão -Estocolmo, Suécia
A Garota com a Tatuagem do Dragão tem cativado leitores e espectadores de filmes há anos e, como tal, também tem tentado o público a viajar para a Suécia, onde grande parte foi filmada. Faça uma viagem no sistema de metrô de Estocolmo ou visite a propriedade Vanger, ou simplesmente caminhe pelas ruas e aprecie o clima frio e taciturno que fazia parte deste moderno filme noir. Turistas e fãs ainda podem fazer tours dedicados ao filme e ao livro, que narra a jornada tortuosa de Lisbeth Salander (Noomi Rapace) pelas partes mais sombrias de Estocolmo.
5. Vicky, Cristina, Barcelona – Barcelona, Espanha
Vicky Cristina Barcelona pode facilmente persuádi-lo a fazer uma viagem à Espanha no futuro. Este filme também foi dirigido por Woody Allen, e conta a história de Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson), duas americanas melhores amigas que viajam a Barcelona no verão. Em seguida, eles conhecem um belo pintor que os leva para uma viagem romântica de luxúria e amor por Barcelona. Existem tantos pontos pitorescos de Barcelona espalhados ao longo do filme, assim como a pequena cidade de Oviedo. Você os verá sentados em cafés em praças pitorescas, passeando pelos edifícios de Gaudí e experimentando o que há de melhor em Barcelona.
6. Um Lugar Chamado Nothing Hill – Londres, Inglaterra
Nothing Hill desperta um clima de romance e nos deixa com uma vontade inenarrável de viajar até: um lugar chamado Nothing Hill! No filme, um romance deliciosamente pitoresco, te convida a andar por ruas de paralelepípedos, casas coloridas e mercados vibrantes. O personagem principal, Will (Hugh Grant), percorre as ruas do oeste de Londres para trabalhar em sua livraria independente. Não estamos surpresos que o personagem de Julia Roberts tenha decidido ficar lá no final.
7. Lost in Translation – Tókio, Japão
Este filme da diretora Sofia Coppola, te convida a descobrir Tóquio em sua essência, e o melhor, aos olhos de um estrangeiro, ou dois. O filme conta a história de um ator maduro, Bob Harris (Bill Murray)e uma belíssima jovem de 25 anos, Charlotte (Scarlett Johansson), que se encontram, alienados e solitários, em um hotel de Tóquio. Visualmente, a diretora cria um filme silencioso e sonhador, focando na beleza típica do Japão com seus santuários e flores de cerejeira, enquanto contrasta perfeitamente com a metrópole movimentada da cidade, luzes de letreiros, bares e estilo de vida acelerado.