Top trend! Este é um dos novos destinos mais procurados no Brasil, uma tendência que veio para ficar. Alter do Chão, no Pará, está entre os destinos mais procurados não só no país, mas também internacionalmente. Mencionado pelo jornal inglês The Guardian, como um das dez mais belas praias do Brasil, Alter do Chão é finalmente revelado aos brasileiros.
Em Alter do Chão, no Pará, a natureza é diferente. Não estamos falando de praias de água salgada, mas sim de um paraíso com incontáveis porções de areia claras banhadas pelos rios de águas claras Tapajós e Arapiuns. Todo o cenário é formado durante a época de estiagem das chuvas na região, que é cercada pelo intenso verde amazônico, fazendo de Alter do Chão um paraíso de encantar qualquer amante de praia e natureza! Aproveite para desbravar lugares novos, conhecer um pouco da nossa floresta amazônica, provar novos sabores da rica culinária paraense, e desfrutar de banhos de água doce!
Até então Alter do Chão era ainda pouco procurada pelos turistas do Sul e do Sudeste, porém o cenário está mudando rapidamente. Para quem está mais ao centro e sul do país, planejar férias a um destino na região norte do Brasil faz parecer a viagem um tanto complexa. Mas conhecer Alter do Chão é muito fácil e surpreendentemente simples de chegar! Vamos aqui dar todas as dicas, do que fazer, em quais praias apostar, como chegar, e a melhor época do ano para conhecer essa região incrível do nosso país.
COMO CHEGAR
A região de Alter do Chão fica a cerca de 35 km da cidade de Santarém, e 1.300 km da capital Belém. Portanto é aconselhável chegar pelo aeroporto de Santarém, que recebe voos de diversos destinos do Brasil, tornando o destino bem acessível. Ideal para quem busca dias de descanso e contato direto com a natureza. Alter do Chão tem apenas 6 mil habitantes, e é a principal base da região de praias de águas doces. O local conta com ótima infraestrutura, repleto de ofertas de passeios, restaurantes e diversas pousadas para todos os gostos.
QUANDO IR E QUANTO TEMPO FICAR
Alter do Chão é um destino lindo em qualquer época do ano, mas o período ideal para fazer sua viagem a esse destino fabuloso é entre Agosto e Dezembro. Esta é a época em que a chuva dá uma trégua na região, e os rios têm baixa no volume de águas, formando assim as belíssimas “praias” e “piscinas naturais”. Chamado também de “verão amazônico” pelos locais. Mas se você não puder organizar suas férias para estes meses, não há motivos para você se preocupar, fora desta época também é possível viajar para Alter do Chão. Sua viagem será marcada por outras paisagens, no entanto, com rios mais cheios, e ainda assim belíssimos e próprios para banhos inesquecíveis.
A região requer um pouco mais de tempo para que você consiga conhecer tudo. São mais de 100 km de praias de água doce. Aconselhamos uma semana, no mínimo, para descobrir cada cantinho, explorar a floresta, e provar as delícias da culinária local.
MELHORES PRAIAS DE ALTER DO CHÃO
A Ilha do Amor é a mais famosa e popular das inúmeras praias de Alter do Chão. Localizada em frente vila, a ilha é o cartão-postal da região, e a principal responsável pela fama do lugar. A ilha na verdade é apenas uma ponta de areia ligada ao continente, não é uma ilha. O visual é lindo, e a Ilha do Amor é a praia mais movimentada de Alter, principalmente nos finais de semana. Se você quiser fugir do movimento, se aventure a caminhar um pouco mais à margem do Rio Tapajós até Lago Verde.
A segunda praia mais famosa é a Praia do Pindobal. Aprecie um belíssimo pôr do sol, em charmosas cabanas de praia com o pé na água. Outra praia bastante procurada é a Ponta de Pedras, que também conta com cabanas à beira da água e um visual paradisíaco. Há também praias mais desérticas e sem infraestrutura, mas tem seu charme: a Praia de Carapanari, a Ponta do Cururu e a Ponta do Muretá. No final da tarde vários barcos se dirigem para lá para apreciarem o pôr do sol, um espetáculo à parte.