Os amantes de vinho têm um destino certo no sul do Brasil: o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Este é um dos melhores destinos do Brasil para quem aprecia vinhos e espumantes, a maioria com premiação internacional.

Descobrir o Vale dos Vinhedos é desbravar uma rota rural de enoturismo e gastronomia com paisagens e experiências inesquecíveis. Este é um roteiro para seguir de carro, aproveitas as belas paisagens dos vinhedos, curtir o frio da Serra Gaúcha, conhecer o processo de produção de vinhos e espumantes e degustar seus diversos tipos. É possível percorrer e visitar inúmeras atrações como parreirais, queijarias, ateliês de arte, restaurantes premiados, bistrôs familiares, fábricas de doces, chocolates e produtos coloniais.
O ponto principal da viagem é explorar as quase 30 vinícolas que podem ser pequenas propriedades rurais até adegas-boutique. Em algumas você poderá fazer visita guiada com degustação de vinho gratuita. Vale ressaltar também os vinhos produzidos no Vale dos Vinhedos são os únicos no Brasil com Denominação de Origem, significa que tem terroir único. As uvas cultivadas e condições geográficas exclusivas, não sendo possível o cultivo em outras partes do mundo.

Localizado na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos fica entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, a 122 km da capital Porto Alegre e 120 km de Gramado. Esta região detém um legado histórico, cultural e gastronômico, herança dos imigrantes italianos. Com infraestrutura turística local e as condições das rotas que compõem o Vale dos Vinhedos, a Estrada do Vinho (RS 444) e a Via Trento (Linha Leopoldina) são impecáveis.
Bento Gonçalves: na charmosa e principal cidade do Vale dos Vinhedos você irá encontrar os principais atrativos da rota. Na Estrada do Vinho e da Via Trento, trecho repleto de lojas de artesanato, pequenos restaurantes tradicionais da região, além de charmosas ruas. Ali também estão algumas das vinícolas mais famosas do Brasil, como a Vinicola Aurora que possui mais de 700 condecorações nacionais e internacionais. Além dos vinhos, por lá também é produzido o famoso suco de uva da marca. Na Vinícula Aurora a produção conta com mais de 60 variedades de uvas, entre elas: Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Pinot Noir (Vitis Viníferas) e Isabel, Concord, Seibel e Bordô (Americanas e Híbridas).

Garibaldi: é a segunda cidade cartão postal do Vale dos Vinhedos e fica a apenas 13 km de Bento Gonçalves. Aqui o passeio é pela Rota do Espumante. No roteiro a rota te leva a cerca de 20 vinícolas, para conhecer o processo de elaboração da bebida e os mais deliciosos espumantes brasileiros. As três vinícolas mais visitadas e conhecidas, são: Cooperativa Vinícola Garibaldi, Vinícola Peterlongo e Vinícola Chandon. Esta é também uma rota que vai marcar sua viagem no quesito arquitetura histórica, com lindos casarões preservados.
Monte Belo do Sul: descubra os vinhos elaborados desta região, com seu selo de Indicação de Procedência (IP Monte Belo). Que diferencia os vinhos da região, pelo fato de ser produzido exclusivamente por vinícolas familiares de pequeno porte. Aqui a movimentação para o enoturismo está começando a deslanchar, e dos cerca de 20 vinícolas na cidade, algumas já estão preparadas para receber turistas apaixonados por vinhos. Indicamos a Casa Marques Pereira, Faccin Vinhos Naturais, Calza, entre outras. Situada em uma colina, a cidade é também famosa por seus mirantes, como o mirante novo do pórtico de entrada e o Mirante Dal Castel.
QUAL A MELHOR ESTAÇÃO PARA VISITAR O VALE DO VINHEDOS?

Em qualquer estação do ano você poderá visitar o Vale dos Vinhedos e as paisagens serão deslumbrantes. Porém, há diferenças na paisagem e clima. Apesar de ser uma região relacionada ao frio, a alta temporada aqui ocorre no verão, quando os parreirais estão carregados e verdinhos, é época de colheita “Vindima”, e as vinícolas bastante movimentadas. Já no inverno, as baixas temperaturas tornam a viagem aconchegante com o clima romântico da região. No outono e primavera sempre terão temperaturas mais amenas e você irá experienciar a temporada das flores e do cair das folhas, compondo um dos cenários mais bonitos do Brasil.