Este é um dos destinos mais procurados da América do Sul, conhecida por ser a cidade mais ao sul do mundo, Ushuaia, na Argentina, é a famosa “cidade do fim do mundo”. Localizada na região da Patagônia argentina, a cidade é a capital da Província da Tierra del Fuego, um arquipélago de natureza abundante. Viajar para o fim do mundo é mais descomplicado do que se imagina, confira as nossas dicas e roteiros imperdíveis.
Devo alugar um carro em Ushuaia?
Ter um carro à disposição é indicado para quem gosta de conforto e autonomia. Para quem viaja em família, com idosos ou crianças pequenas, é interessante ter um carro alugado. Ushuaia é relativamente pequena, possui uma única rua principal na qual você irá encontrar os restaurantes, cafés, lojas para compras, museus entre outras atrações locais. Mas nem sempre os hotéis estão concentrados neste centrinho, sendo necessário o uso de um transporte. A cidade é não é plana, e sim desenhada por morros, então você pode querer guardar a sua energia para as atividades turísticas, e não se desgastar subindo ladeiras. O aluguel de carros em Ushuaia vai ser especialmente útil para a sua locomoção da cidade para os pontos turísticos com total conforto.
Qual a melhor temporada para conhecer o fim do mundo?
Você pode visitar a cidade em qualquer estação do ano, mas vale lembrar que os passeios são sempre ao ar livre, por isso é recomendável viajar na primavera ou no verão. É interessante consultar as temperaturas de cada temporada na região. No verão as temperaturas variam entre 14 e 2 graus, e o dia é mais longo, com luz até as dez horas da noite nos meses janeiro a março. No outono já começa a ficar um pouco mais frio, com temperaturas entre 9 e 2 graus, nos meses de abril a junho. Já no inverno, a região varia de 4 a -10, e os dias são menores, de julho a setembro. Na primavera, entre outubro e dezembro, a temperatura fica entre 12 e 5 graus. As temperaturas podem variar, consulte o climatempo.
O que fazer na cidade de Ushuaia?
Praça Memorial das Malvinas e Avenida Costanera
Este é o maior monumento construído na cidade. A “Plaza Malvinas” é uma praça em homenagem aos combatentes argentinos mortos na Guerra das Malvinas, entre a Argentina e o Reino Unido, em 1982. Todo dia 2 de abril é feita uma celebração em memória dos 649 soldados e de suas famílias. Confira na praça o “Monumento a los Caídos en las Islas Malvinas”, uma estrutura de cerca de 20 metros, cravada com os nomes de cada um dos soldados mortos em combate. Aproveite o visual da “Avenida Costanera”, que tem vista para o mar e para as montanhas geladas, onde fica a tradicional placa da cidade de Ushuaia. Os principais restaurantes, lojas e cafés também se concentram por aqui.
Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia
O Museu Marítimo conta a história das expedições e navios que passaram pela Terra do Fogo. O local serviu de prisão até 1947, sendo transformado em Monumento Histórico Nacional. Ali também funciona o Museu Antártico, com galeria de arte e muita história. No Museu do Presídio as visitas guiadas são gratuitas e você fica sabendo sobre os casos dos detentos mais famosos e ainda conhece um pouco mais sobre da história de Ushuaia. Há ainda uma ala do presídio que não foi restaurada, na qual é possível ver como era a vida dos prisioneiros na época.
Galeria Temática da História Fueguina e Museu do Fim do Mundo
Conheça a história da colonização e povoamento da Terra do Fogo, contada na Galeria Temática da História Fuegina, onde são remontados os cenários e estátuas em tamanho real da história local. Aproveite também o Museu do Fim do Mundo, que abriga diversas peças resgatadas de naufrágios na região, além de objetos de uso cotidiano dos indígenas Yámana, os habitantes originários desta região.
Atrações imperdíveis em Ushuaia
O Trem do Fim do Mundo & Parque Nacional Tierra Del Fuego
O parque fica a cerca de 12 km de distância da cidade, existem transportes que levam até lá, mas a autonomia de ficar o tempo que quiser no parque é comprometida, uma vez que as vans combinam um horário para cada tipo de trilha pelo parque, em horários determinados. Sendo assim, aconselhamos o aluguel de carros em Ushuaia, para você escolher a sua rota de trekking e ficar à vontade.
Pegue o trem na estação da entrada do Parque Nacional Terra do Fogo. Você irá percorrer 7 km beirando o impressionante Monte Susana. No passado o trem levava os prisioneiros de Ushuaia até o monte para trabalhar. O caminho segue ao longo do Rio Pipo, atravessando a Ponte Queimada, onde encontra-se restos de madeira da antiga ponte. Dali o trem vai para a cachoeira La Macarena, para uma parada com vista panorâmica do local. Adiante você irá passar pelo Cemitério das Árvores, que é marca do trabalho diário dos prisioneiros a meio século atrás, uma imensidão de tocos de árvores. O passeio termina na estação do parque nacional, de onde você pode começar um novo roteiro.
Trekking
Há trilhas de diversos níveis de dificuldade, escolha o que melhor para você e divirta-se pelo parque. Você irá conhecer o Lago Roca, que liga a Argentina ao Chile. A paisagem é composta pelo reflexo do céu e do relevo montanhoso na água, um cenário deslumbrante, sendo considerada uma das vistas mais bonitas do Parque Nacional Terra do Fogo. Finalize pelo Correio do Fim do Mundo, onde você irá carimbar o seu passaporte, “provando” que esteve, literalmente, no “fim do mundo”.
O trekking da Senda Costeira, é a trilha pela região costeira da chamada “Bahia Ensenada”. O nível de dificuldade é médio, apesar de ser advertido como difícil, são 3 horas de caminhada e alguns trechos tem barro. A paisagem é fantástica e imperdível.
Laguna Esmeralda
Prepare-se para visitar a laguna Esmeralda, indispensável para os amantes da natureza. O trekking pelos vales nevados da Patagônia Argentina, entre rios, lagos, árvores típicas da região e vista para a Cordilheira dos Andes é deslumbrante. O grau de dificuldade é de nível médio, e o trajeto é feito em cerca de 4-5 horas.
Glaciar Vinciguerra
O Glaciar Vinciguerra e a Laguna dos Tempanos é outra opção de trekking em Ushuaia. De alto nível de dificuldade, só deve ser feito por quem esta treinado e preparado, são em média 9 horas de trilha e 13 km ida e volta. O lugar é cercado por montanhas nevadas em um cenário encantador, mas prepare-se para uma hora de subida íngreme, que o leva à Laguna dos Tempanos, que é assim nomeada pelos pequenos icebergs que podem ser vistos em suas águas com frequência.
Canal de Beagle
Saída para diversas expedições, o histórico Canal de Beagle banha a cidade de Ushuaia. O canal se estende por cerca de 240 Km de comprimento, onde é possível fazer um passeio de barco a vela para ver à vida marinha da região: pinguins, leões-marinhos e até baleias são avistadas por lá. A próxima parada é na Isla Martillo.
Pinguinera
Um dos cartões postais de Ushuaia é a Ilha Martillo! Você irá ver de perto milhares de pinguins que passam o verão na ilha. São diversas espécies de pinguins, sendo os principais os Pinguins Papúase e Magallanes. Os bichos estarão por toda parte, é possível tirar fotos e acompanhar seus hábitos, tudo com total respeito à natureza. Mas atenção, este passeio só é feito no verão.