O inverno de Portugal pode tão surpreendente quanto no verão. O país é uma caixa de surpresas em atrações que vão além de sua bela capital Lisboa ou sua região de praia. Sabemos que Portugal tem uma beleza arquitetônica ímpar, história e uma culinária maravilhosa! Talvez o que você ainda não saiba é que o país também é um destino de ski! Sim, em Portugal neva. Conheça a charmosa Serra da Estrela e desfrute de um roteiro incrível pelos diversos vilarejos até lá!

Localizada na região central do país, a Serra da Estrela é uma cadeia montanhosa com a maior altitude de Portugal continental, a 1.993 metros de altura. O ponto mais alto da região é conhecido como a “Torre”, uma construção datada de 1806. Apesar de ser famosa por seu “Queijo da Serra”, esta região é também o destino ideal para os amantes da natureza e do ski! Por lá você irá encontrar lagos glaciais, cachoeiras, desfiladeiros, vilarejos históricos e a única estação de ski de Portugal.
QUANDO IR E COMO CHEGAR

A temporada da Estância de Ski começa em dezembro e termina em abril. Se possível programe sua viagem para fevereiro, quando há maior chance de nevar na região. Mas não há motivos para preocupação com o clima, a Serra da Estrela comporta um sistema de neve artificial caso não haja neve suficiente para o esporte. A temperatura em média é de -2ºC a 4ºC, e apesar de raro, a Serra pode ter uma mínima de -20ºC! Roupas de frio adequadas para baixas temperaturas será necessário.
A melhor maneira de chegar a Serra da Estrela é de carro, para aproveitar a bela estrada e conhecer os inúmeros vilarejos e tascas portuguesas ao longo do percurso. Saindo de Lisboa, sua rota será pela A1 e A23, cerca de 3 horas de viagem. Mais ao norte, saindo do Porto, pegue as autoestradas A1 e A25, o tempo de viagem é de 2h30 min aproximadamente. O uso de correntes para os pneus será uma necessidade caso esteja viajando para lá durante o inverno.
SKI

A Serra da Estrela é uma estação de ski pequena, não sendo indicada aos esportistas profissionais. Há apenas uma pista de cor preta, considerada de nível difícil, seguida de quatro pistas vermelhas de nível difícil – regular. Para os iniciantes, há duas pistas de ski azuis, que são de intermediárias a fáceis, para quem quiser mais emoção. Finalmente temos as pistas verdes, de nível fácil, ideal para quem nunca esquiou e quer se aventurar!
A estância conta com uma escola de ski, sendo o destino ideal para quem nunca esquiou e quer aprender o esporte. O local também conta com teleférico, telesquis e um tapete rolante que atende a todas as pistas da estação. É possível praticar esqui na neve, snowboard ou moto ski. Para aproveitar com as crianças, a estância conta com tradicionais trenós e boias de ar, para a diversão da garotada nas montanhas de neve!

É possível alugar equipamento de ski na Serra da Estrela, mas não roupas adequadas para o frio. Então prepare sua mala e roupas de frio, em Portugal há opções baratas em lojas nos vilarejos da Serra, também em Lisboa ou Porto.
ONDE FICAR?

FIQUE EM MANTEIGAS!
Localizada bem no meio da Serra, este é o vilarejo ideal para se hospedar, principalmente se estiver de carro. De Manteigas é fácil chegar às várias atrações locais da serra, a estação de esqui fica a cerca de 30 min. É nesta região que estão os principais cartões postais da Serra, como o Vale Glaciar do Zêzere, um dos maiores da Europa, de cerca de 13 km de extensão. O Covão d’Ametade também esta localizado em Manteigas, uma depressão de origem glaciar, arborizada ao longo das margens do rio Zêrere, um dos locais mais simbólicos e mais belos da Serra da Estrela.
O Covão dos Conchos – é uma queda d’água de dentro da Lagoa dos Conchos. O misterioso “buraco” no lago, não é tão misterioso assim, sendo uma construção feita pelo homem em 1955. O buraco foi feito para levar água da Lagoa dos Conchos para a Lagoa comprida.

FIQUE EM COVILHÃ OU GUARDA
O ski pode ser o principal motivo da sua viagem, mas o verdadeiro charme da Serra da Estrela está nas vilas ao redor do parque. Uma boa recomendação de estadia é ficar em uma duas maiores cidades, Covilhã e Guarda. As duas cidades contam com infraestrutura, hotéis, centros históricos e uma maior variedade de restaurantes e lojas.

DICA
A Serra da Estrela é um lugar para se visitar o ano todo. São mais de 19 lagoas, diversas cachoeiras, vales glaciares, belíssimas trilhas e os incontáveis vilarejos cheios de história e cultura.