Rodeado de mistérios, este é talvez o patrimônio histórico da humanidade mais impressionante que existe: Machu Picchu, a “cidade perdida do Império Inca”, no Peru. Prepare-se para viajar a uma altura de 2.400 metros na selva Amazônica Peruana, repleta de mistérios, cultura e descobertas. Este é o roteiro ideal para quem gosta de aventura, história e natureza! Organize sua viagem com as nossas dicas e aproveite toda a surrealidade de Machu Picchu.
Passear pelas ruínas deste antigo santuário inca, é como viajar no tempo. Acredita-se que Machu Picchu foi construído em torno de 1450 AC, descoberta em 1911 e tombado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983. Esta é uma das Sete Maravilhas do Mundo! Descubra todo o complexo de 530 metros de comprimento por 200 de largura, que inclui ao menos 172 construções, que são o seu maior mistério. Como foi possível para a época construir esses sítios sem ter a engenharia de roda ou uso de animais? Como os Incas conseguiram erguer e cortar rochas de até 120 toneladas? Esse é um dos mistérios que a humanidade ainda não desvendou!
QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA CONHECER MACHU PICCHU?
Essa é uma questão importante que irá fazer total diferença em sua viagem, em Machu Picchu o clima importa. A região tem dois períodos bem definidos, um chuvoso e o outro seco. Entre os meses de Outubro a Fevereiro chove intensamente, a dica é evitar a viajar nestes meses. Nos dois meses seguintes, de Março e Abril, ainda há dias chuvosos, apesar de menos intensos. Já o período seco é de Maio a Setembro, e é também os meses mais frios por lá, então prepare o agasalho e o fôlego, para aguentar a altitude e o frio.
Climatiza-se! O seu ponto de chegada para Machu Picchu é a cidade inca de Cusco, que fica a uma altitude de 3.400 metros, mil metros a mais que Machu Picchu, você vai precisar descansar e dar um tempo para se acostumar com o ar rarefeito da região. Tire o dia para conhecer a cidade e se encantar com os artesanatos peruanos!
MACHU PICCHU – SÍTIO ARQUEALÓGICO E SUAS MONTANHAS
MACHU PICCHU – SÍTIO ARQUEALÓGICO E SUAS MONTANHAS
Machu Picchu, também chamada de cidadela, é dividido em duas grandes zonas: a agrícola, composta por conjuntos de terraços de cultivo, ao sul; e a zona urbana, onde viveram seus moradores, e se desenvolvia as principais atividades civis e religiosas. Aproveite para curtir o visual único, e tirar fotos com as lhamas, elas estão por toda a parte da cidade sagrada. Há ainda a possibilidade de escalar as duas montanhas em seus arredores, a Huayna Picchu ou “Montanha Jovem” que é de onde você tira as fotos que está nos cartões postais da cidade, ou a “Montanha Velha”, que leva o nome também de Machu Picchu, e oferece uma trilha mais íngreme e uma bela vista de todo o local.
Chegue cedo em Machu Picchu para aproveitar os primeiros raios de sol entrando na cidade sagrada, que abre às 6h00 da manhã para seus primeiros visitantes. Às 5:30 sai o primeiro ônibus, e há também a possibilidade de subir a pé, o que não é recomendado, a não ser que você esteja preparado para isso, são muitos degraus além de todos os outros degraus que você terá que subir já no sítio arqueológico.
COMO CHEGAR A MACHU PICCHU?
Seu roteiro parte de Cuzco, a antiga capital do Imperio Inca, seguindo de trem para Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu pueblo. De lá partem ônibus que o levam a Machu Picchu. Você também pode optar por seguir pela trilha Inca, se estiver fisicamente preparado: essa é uma das maiores trilhas da América do Sul, com duração de 4 dias e um cenário deslumbrante.
Apesar de restrita, não há necessidade de ter pressa na compra dos bilhetes para visitar Machu Picchu – cidadela. Você pode deixar para comprar uns dias antes em Cuzco, com agentes de turismo ou no site do governo. Se você deseja visitar as montanhas Huayna Picchu e Machu Picchu, aí sim, você precisa comprar antecipadamente, pois a entrada é ainda mais restrita e tende a acabar rapidamente. Aproveite sua viagem!