Fazer uma viagem de carro pela Europa é um dos roteiros preferidos dos brasileiros, isto não é segredo. Portugal e Espanha são dois destinos que estão sempre na lista, e, por que não cruzar de um país a outro de carro? Uma viagem de Lisboa até Madri, pode ser uma aventura e tanto. O trajeto apresenta paisagens incríveis, paradas obrigatórias em diversas cidades, que só quem faz uma viagem de carro pelas duas capitais irá conhecer! Desfrute também da gastronomia e cultura ao longo do caminho. A Sixt reuniu o roteiro ideal para você pegar o seu aluguel de carros, e cair na estrada.
PARTINDO DE LISBOA ATÉ MADRI:
HORA DE PEGAR A ESTRADA!
Em nosso roteiro Lisboa – Madri de carro, serão 720 km percorridos, e cerca de 8 horas no total. As paragens em oito cidades ao longo do caminho, são de tempo imprevisíveis, e depende de quanto tempo irá necessitar para visitação. A viagem direta entre Lisboa e Madri, é de cerca de 620 km e deve ter um tempo total de viagem de 5 horas, sem parar em trânsito normal. Pode haver pedágios ao longo do caminho.
SAINDO DE LISBOA E COMEÇANDO EM SETÚBAL
Após aproveitar tudo que a capital portuguesa tem a oferecer, continue sua aventura em Setúbal. Localizada entre a serra, o mar e o rio, apresentando suas praias paradisíacas. A uma curta de Lisboa, esta é sua primeira paragem. A cidade fica na Serra da Arrábida, com sua vegetação mediterrânica única e uma herança histórica vívida. O centro histórico medieval da cidade é encantador, estando por lá não deixe de visitar a Praça do Bocage, a Igreja São Julião e Mercado Livramento, que oferece diversas guloseimas frescas e muitos frutos do mar. A Península de Setúbal, que conta com praias de areias brancas e douradas, banhadas pelo atlântico, também não pode ficar de fora do roteiro. Explore a Costa Azul, Almada e Sines.
- LISBOA – SETÚBAL: 50 km/ 40 min
- SETÚBAL – ÉVORA: 100 km/ 1h
ÉVORA
De Setúbal, sua próxima parada será Évora, a capital do Alentejo, no sul de Portugal. A cidade, cujo centro histórico é Patrimônio Mundial da Unesco, abriga uma muralha respaldando toda a cidade, um Templo Romano, e a famosa Capela dos Ossos. À primeira vista é assustadora, composta de crânios e ossos, porém a mensagem é de reflexão. O objetivo é nos fazer pensar na transitoriedade e fragilidade da vida humana. Évora é uma das cidades mais monumentais de Portugal, e com certeza tem que estar no seu roteiro de viagem. De lá siga para a Espanha!
- ÉVORA – BADAJOZ: 100 km / 1h
BADAJOZ
Sua próxima parada já é na Espanha, na histórica região de Extremadura. Badajoz, no sudoeste espanhol, é conhecida por seu bairro histórico mouro com a Catedral de San Juan Bautista, semelhante a uma fortaleza. Com vista para a cidade, a Alcazaba de Badajoz é uma cidadela mourisca com muralhas fortificadas e jardins verdejantes. Também engloba o Museu Arqueológico Provincial e a Torre Espantaperros do século XVII. O Castelar Park apresenta palmeiras e estátuas de figuras culturais locais.
- BADAJOZ – MÉRIDA: 50 km / 40 min
MÉRIDA
Mérida, é a capital da região da Extremadura, no oeste da Espanha. Fundada pelos romanos no século I a.C., por lá você irá encontrar os vestígios de antiguidade da época. Patrimônio Mundial da UNESCO, o conjunto medieval de Mérida é simplesmente imperdível. Passeie pelo Teatro Romano, pelo Anfiteatro, a antiga Puente Romano, uma ponte de 792 metros que atravessa o Rio Guadiana. Aproveite também para conhecer Alcazaba, uma fortaleza islâmica do século IX construída sobre muralhas romanas, ao lado da ponte. A Plaza España no centrinho também é ponto de parada.
- MÉRIDA – CÁCERES: 90 km/ 1h
CÁCERES
O próximo ponto de parada é Cáceres, também fundada pelos antigos romanos. Por lá os principais pontos de visitação são a cidade velha, Ciudad Monumental, uma mistura de arquitetura gótica e renascentista, com ruas medievais de paralelepípedos, casas fortificadas e palácios. Rodeada por muralhas mouriscas do século XII, a cidade ainda conserva evidências de ocupação posterior por muitas culturas diferentes, além da romana.
- CÁCERES – TRUJILLO: 45 km / 30 min
TRUJILLO
Esta é uma das cidades mais impactantes da região de Extremadura. Trujillo e sua Plaza Mayor, de arquitetura imponente, deixam claros os traços da época de sua fundação romana, e mulçumanas. O Castillo, uma fortaleza de pedra medieval, fica no topo de uma colina com vista para o centro da cidade. Quando estiver por lá, aproveite para explorar o Bairro de la Vera Cruz.
- TRUJILLO – TOLEDO: 115 km / 2h
TOLEDO CHEGANDO A MADRI
A próxima e última parada antes de chegar em Madri, é a Cidade das Três Culturas, Toledo. A cidade ganhou este nome pela fusão de influências islâmica, judaica e cristã. Patrimônio Mundial da UNESCO, fica situada acima das colinas de Castilla-La Mancha, bem no centro da Espanha. Toledo é uma das cidades fortificadas mais antigas e únicas do país. Dentro das muralhas espraiam-se ruas estreitas e sinuosas, como é habitual nos centros históricos medievais. Um dos pontos de visitar a cidade é conhecer a Santa Iglesia Catedral Primada de Toledo, não deixe de ir. De lá você está pronto para seguir para a capital onde mais surpresas e cultura estão à sua espera.
- TOLEDO – MADRI: 70 km / 1h
EXTRA SAN LORENZO DE EL ESCORIAL
San Lorenzo de El Escoria. A cidade fica nas montanhas de Guadarrama, no centro da Espanha. O Mosteiro de El Escorial é um complexo de edifícios renascentistas, pátios e fontes. Sua Biblioteca Real contém manuscritos dos séculos XV e XVI. A Casa do Infante já foi um pavilhão de caça real. Ao norte, perto do Monte Abantos, uma basílica e uma cruz de pedra no Vale dos Caídos homenageiam aqueles que morreram na Guerra Civil Espanhola.
- MADRI – SAN LORENZO DE EL ESCORIAL: 60 km / 1h