Apesar da fama mundial, a culinária americana não é somente pizza, hambúrgueres e batatas fritas. Talvez seja segredo, mas neste país existem tantos comidas regionais a serem experimentados que você provavelmente não os encontrará até que você realmente vá para as áreas específicas. Fato é, que até mesmo alguns americanos podem não conhecer alguns dos pratos mencionados aqui! Isso não é de forma alguma uma lista exaustiva, mas é uma lista de comidas que você provavelmente encontrará em uma determinada região e pode querer experimentar. Mas não se preocupe, você ainda poderá encontrar pizza, hambúrgueres e batatas fritas nessas regiões também.
O NORDESTE DOS EUA
Se você gosta de frutos do mar ou comidas saudáveis à base de pão, então esta região terá alguma guloseima para o seu gosto. Há diferentes opiniões sobre quais os estados que compõem o Nordeste dos Estados Unidos, mas para o nosso propósito culinário, vamos considerar todos os estados do Maine até Washington DC. A parte acima conhecida como Nova Inglaterra – composta pelo Maine, Vermont, New Hampshire, Massachusetts e Rhode Island – são famosos por seus pratos de frutos do mar e peixes. Os estados mais ao sul, como Connecticut, Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia, servem especialidades suculentas. Aqui estão alguns pratos que você pode querer experimentar.
- Lobster roll (Nova Inglaterra, especialmente Maine): Rolinhos de lagosta. Pedaços de lagosta misturados em molho de maionese ou manteiga, dentro de um pão torrado com manteiga e no topo de uma folha de alface.
- Clam chowder (New England): Sopa de Amêijoa. Uma sopa à base de creme com pedaços de amêijoas e batatas. Há também um ensopado no estilo “Manhattan”, à base de tomate, mas a versão de New England é mais comum de encontrar.
- Crab cakes (Maryland): Bolinhos de Caranguejo. Procure pelo original, que vai custar um pouco mais nos restaurantes, mas terá reais pedaços de carne de caranguejo fresca sem muitos outros ingredientes para dar enchimento ao bolinho. Só assim você irá realmente provar o sabor dos famosos e deliciosos Crab cakes!
- Boston cream pie/doughnut (Boston, Massachusetts): Torta de creme de Boston/donut. Finalmente, uma sobremesa! O nome é enganoso, já que na verdade é um bolo de manteiga amarela com creme de baunilha ou creme no meio com uma pincelada de chocolate. O donut é uma variedade de levedura com creme no meio e cobertura de chocolate. É sucesso na certa, com essa combinação não tem como errar.
- Buffalo wings (Buffalo, NY): Asinhas de frango fritas. Sim, você pode obter asas de búfalo na maioria dos bares e muitos restaurantes nos EUA. Mas por que não ir para onde as asas de frango frito, jogadas em molho picante de Tabasco se originaram?
- Pizza (Nova York e New Haven, Connecticut): É quase um crime ir a Nova York e não comer pelo menos uma fatia de pizza. Se você vai a uma lanchonete de fatias ou a uma pizzaria, não importa. Em New Haven vale a pena parar para uma pizza clam, ou pizza de amêijoas. Pode parecer estranho, mas é deliciosa.
- Bagels (NYC): Assim como a pizza, ir a Nova York e não comer um bagel é uma coisa indefensável. Procure por uma padaria que faça as verdadeiras caseiras Bagels. Experimente comprá-las com cream cheese e lox (salmão defumado cru). Esteja ciente de que algumas lanchonetes de bagels têm uma política de “não torrar” a iguaria nova-iorquina.
- Cheesesteak (Filadélfia): Bife, queijo derretido e pão: O que há aqui para não se gostar? Há variações do clássico, e algumas pessoas gostam de cebola e pimentão em seu Philly cheesesteak, mas os componentes básicos são o bife bem fatiado, o Cheez Whiz ou algum outro queijo derretido, e um longo pão de forno. Coma um destes e você pode não ter que comer pelo resto do dia.
O SUL
Não conte com comidas leves em sua visita ao sul dos Estados Unidos, porque nenhuma das especialidades regionais daqui, são o que você chamaria de “light”. Mas são comidas deliciosas e valem algum esforço calórico. Essa região dos EUA, vamos ilustrar com o Texas.
- Fried chicken: Frango frito. Em quase todos os estados do sul, você pode encontrar um Fried chicken. Há até cadeias de restaurantes como Popeyes e Bojangles, que servem um frango frito delicioso. Escolha um acompanhamento mais leve, como verduras, pães ou purê de batatas e aproveite a guloseima.
- Hot chicken (Nashville): Frango frito. Este é outro tipo de frango frito, mas para quem gosta de comida picante. O Tempero do frango é finalizado com molho feito de pimenta caiena ou polvilhado generosamente com uma mistura de pimenta. Lembrem-se de comer o pão branco e o picles em conserva para aliviar a queimação entre as mordidas!
- Biscuits and gravy: Biscoitos salgado com molho de salsicha. Os britânicos não entendem muito bem este prato, mas definitivamente não são biscoitos doces cobertos de molho. Ao invés disso, são biscoitos salgados, muito comuns no sul dos Estados Unidos, cobertos por um molho de creme de salsicha.
- Pecan pie: Torta de noz-pecã. Esta é a sobremesa mais popular do sul dos EUA, também pelo fato de que as nozes-pecã são nativas desta região. Você irá encontrar a tradicional torta a base de nozes com xarope de milho, ovos, açúcar e manteiga cozidos em uma massa de torta.
- Barbecue (Carolina do Norte, Alabama, Tennessee, Texas): Churrasco. Você pode encontrar um bom churrasco em todo o sul, mas existem estilos especiais em alguns estados. A Carolina do Norte tem churrasco de carne de porco com vinagre ou molho à base de mostarda. Se você for a Memphis, vai encontrar costelas. No Alabama o popular churrasco é de carne de porco com molho à base de maionese. No Texas tem quatro estilos diferentes de churrasco, dependendo de qual parte do estado em que você está. Talvez o mais popular seja o estilo “mercado de carne”, onde você encontrará peito bovino e salsichas.
- Fried Chicken (Texas): Bife empanado. Um bife empanado e frito, e normalmente acompanhado por um molho cremoso generosamente derramado em cima.
- Key lime pie (Key West, Flórida): Torta de limão. Esta é uma sobremesa simples, e vai muito bem para um dia quente e ensolarado. A mistura de suco de limão, ovo e leite condensado é resfriada em uma crosta de biscoito, talvez com um pouco de chantilly por cima. É azedo e doce.
- Cajun & Creole (Louisiana): Comida Cajun e Creole. Em todo o estado da Louisiana, você irá encontrar maravilhas gastronômicas, e experimentar os pratos de Nova Orleans. Jambalaya, etouffee, lagosta, camarão do Golfo, jumbo, sanduíches po ‘boy, beignets e sanduíches muffuletta, essas são apenas um pequeno número de pratos que você vai encontrar.
O CENTRO-OESTE
Se você gosta de carne e batatas, você vai encontrar muitos pratos abraçando esses ingredientes no Centro-Oeste. É de onde vem grande parte da carne bovina, suína, de milho e outros grãos do país. Você também encontrará a influência de imigrantes alemães, escandinavos, poloneses e outros imigrantes europeus na comida que ainda hoje é servida. O que pode faltar em tempero compensa em coração para levar as pessoas ao longo dos invernos longos e frios.
- Cincinnati chili (Cincinnati, Ohio): Este prato envolve carne moída com canela, noz-moscada, pimenta da Jamaica e outras especiarias, servida em cima de espaguete ou cachorro-quente, coberto com queijo cheddar ralado.
- Pork tenderloin sandwich (Iowa): Sanduíche de lombo de porco. Não é de se surpreender que o estado com a maior produção de carne de porco tenha um prato exclusivo com a carne. Este sanduíche é basicamente um pedaço de carne de porco frito e fino que supera o pão.
- Chicago-style hot dog (Chicago, IL): Chicago’s style cachorro-quente.Este hot dog é servido em um pão de sementes de papoula coberto com mostarda, cebola crua, picles doce, picles em conserva, tomate, pimentas em conserva e uma pitada de sal de aipo. Parece uma bagunça, mas de alguma forma funciona!
- Jucy Lucy (Minneapolis / St. Paul, MN): Você pode encontrar esta versão local de cheeseburger em bares e restaurantes nas duas cidades. É um hambúrguer de carne com queijo no meio, para que você obtenha um núcleo de queijo derretido quando você morder o hambúrguer. Certifique-se de ter muitos guardanapos à mão enquanto come a iguaria.
- Barbecue (Kansas City, Missouri / Kansas): Churrasco.A tradição do churrasco chegou aqui com os migrantes do sul. Você pode encontrar churrasco de carne de boi, porco e cordeiro, normalmente assado e com molho para você mesmo colocar.
- Hot Dish (Upper Midwest):Na maioria das vezes envolvendo carne, milho, vegetais ou outro molho, um prato quente pode ser encontrado em paradas de caminhões e restaurantes caseiros em estados como Minnesota e Dakota do Sul. Pode não ser o prato mais apetitoso, mas vai te deixar satisfeito.
- Hamburgers: Muitas cadeias famosas de hambúrgueres dos EUA estão localizadas no Centro-Oeste, incluindo o pai de todos, o McDonald’s. Se você quer de mini hambúrgueres de White Castle ou hambúrguer de manteiga de Culver, há hambúrguer para todos os gostos e bolsos.
O OESTE
De frutos do mar a comida mexicana, a frutas e legumes frescos, esta é a mistura do oeste dos EUA. O noroeste do Pacífico nos dá frutos do mar frescos e salmão, enquanto a Califórnia tem uma culinária super diversificada baseada em suas populações de imigrantes asiáticos e mexicanos. E os estados do sudoeste, como o Novo México e o Arizona, oferecem alimentos com influências nativas americanas e mexicanas. Você não irá passar fome aqui.
- Salmon (estado de Washington, Idaho): Salmão. Você irá encontrar salmão ultra fresco no Noroeste. Não será barato, mas é o único lugar nos EUA onde você pode comer salmão fresco, que não foi congelado.
- Mission–style burrito (San Francisco): Burritos. Esta bomba irá mantê-lo satisfeito por mais de um dia. O burrito é originário do Mission District de São Francisco e geralmente inclui arroz, feijão, proteína, queijo e possivelmente salsa, guacamole ou sour cream, tudo envolto em uma tortilla gigante.
- California–style pizza: Sim, você pode encontrar uma versão deste tipo de pizza fastfood, California Pizza Kitchen em todos os EUA, mas lugar ideal é, na Califórnia. Você vai encontrar coberturas não convencionais, como com ovo, queijo de cabra ou abacate em cima das pizzas que destacam os ingredientes locais.
- French dip (Los Angeles): Existem duas versões diferentes deste sanduíche e duas alegações diferentes à sua invenção. Ambos os sanduíches envolvem carne em fatias finas, talvez com queijo suíço e cebolas no topo, em pão francês ou baguete. A diferença é a que é servida com o molho da carne de porco cozida, enquanto a outra versão é servida “molhada” com o sanduíche inteiro mergulhado nos gotejamentos de carne.
- Sourdough bread (San Francisco ): Este pão feito com massa fermentada tornou-se uma parte icônica da cultura gastronômica da cidade. Embora você possa não pensar nos EUA como tendo um ótimo pão, existem alguns artesãos trabalhando em padarias em São Francisco e arredores.
- Frito pie (estados do sudoeste, sul da Califórnia): Embora este prato tenha se originado no México, você irá encontra-lo em muitos estados ocidentais (e no Texas). Envolve tortilla com pimenta, queijo e cebola picada. É um lanche com muitas variações, melhor comer quente!
HAVAÍ
Este paraíso tropical tem uma cultura alimentar própria, misturando a cultura nativa havaiana com gostos polinésios, asiáticos e americanos. Claro, há muitos alimentos tropicais frescos e nozes de macadâmia, mas você também pode encontrar algumas especialidades.
- Loco moco: Você está com fome? Então experimente a versão tradicional do prato que leva arroz branco coberto com dois hambúrgueres, um ovo frito e molho. O acompanhamento é uma salada de macarrão.
- Laulau: O prato nativo havaiano é composto de carne de porco e peixe envolto em folhas de taro e cozido no vapor.
- Roasted pig cooked in the ground: Porco assado. Muitos dos grandes hotéis no Havaí fazem um luau para seus convidados com dança polinésia tradicional e um porco cozido em um tipo especial de forno no chão chamado de “imu”. Embora possa ser turístico, é uma coisa quase que “obrigatória” para qualquer visitante do Havaí.
- Spam musubi: Este prato é um aceno para as pessoas com herança japonesa que vivem aqui, e o legado da presença militar dos EUA no estado durante a Segunda Guerra Mundial. Uma fatia da carne enlatada grelhada, em seguida, colocada em um bloco de arroz e envolvida com “nori”. Você pode encontrar isso em qualquer lugar do Havaí, inclusive em postos de gasolina e lojas de conveniência.
- Shave ice: Semelhante aos cones de neve encontrados no resto dos EUA, essa sobremesa envolve pegar um bloco de gelo e raspar a casca fina, depois temperá-lo com xarope ou frutas tropicais.
- Poke: Peixes ou outros frutos do mar picadinhos, conservados em sal e temperos, em seguida, misturados com outros ingredientes como molho de soja.