Qual o destino das baterias de carros elétricos? Este parece ser um grande tema e desafio para um futuro próximo. À medida que mais pessoas compram veículos elétricos, mais baterias precisarão ser substituídas no futuro, pois elas têm um ciclo de vida limitado. Essa é uma grande questão a ser levada em consideração pelas empresas fabricantes de carros elétricos. Atualmente as empresas estão buscando maneiras de reciclar ou reutilizar as baterias e seus componentes.
De acordo com a Battery Recyclers of America, empresa conhecida por reciclar baterias nos Estados Unidos, em média, a vida útil de uma bateria de carro elétrico é de 10 anos. Após este tempo, as baterias elétricas recarregáveis tendem a ter problemas para manter sua carga e precisam ser substituídas. Com a crescente mudança dos veículos movidos a gás, haverá muita necessidade nos próximos anos de uma maneira de lidar com as baterias gastas dos EVs.
QUAL A SITUAÇÃO ATUAL?
Nos Estados Unidos, o estado da Califórnia é o grande líder no momento, tanto na reciclagem de baterias de veículos elétricos quanto na eliminação gradual da venda de veículos movidos a gás. O governo da Califórnia anunciou em agosto de 2022 que a partir de 2035 as vendas de novos veículos movidos a gás não seriam permitidas, tornando-os líderes em uma política de emissões zero. O governo dos EUA também anunciou uma meta de que até 50% em 2035 das vendas de carros no país, sejam veículos elétricos.
Existem diferentes leis para reciclagem de baterias ao redor do mundo. Verifique as leis de seu pais antes de prosseguir com a reciclagem da bateria do seu carro elétrico. No início de 2022, montadoras como Ford e Volvo anunciaram uma parceria com a Redwood Materials Inc, nos Estados Unidos. Eles reciclarão baterias híbridas de íon de lítio e níquel metálico de carros híbridos e elétricos na Califórnia. Este é um esforço para criar uma cadeia de suprimentos de circuito fechado para a indústria de automóveis EV (e mobilidade).
O que é uma cadeia de suprimentos de circuito fechado?
Os componentes de baterias dos carros elétricos usadas são reutilizadas para fazer outras novas baterias. Assim, quando as montadoras fazem parceria com uma empresa de reciclagem como a Ford, elas podem reutilizar partes de baterias antigas de carros elétricos para fazer outras e tê-las como parte do processo de produção.
O FUTURO DA RICLAGEM DE BATERIAS
Grandes mudanças já começaram pelo mundo. Não só nos Estados Unidos, país que geralmente inicia a vanguarda dessas políticas. A União Europeia anunciou algo semelhante este ano, com um mandato de que os países membros reduzam as emissões de CO2 de carros e outros veículos em 100% até 2035. Isso efetivamente proibiria a venda de novos veículos movidos a gás, como no estado da Califórnia.
De volta aos EUA, há uma cúpula chamada “EV Battery Recycling & Reuse USA: Achieving a Circular Economy” planejada para março de 2023 em Detroit. Durante essa reunião, os participantes aprenderão sobre os avanços na reciclagem de baterias de veículos elétricos, discutirão planos para lidar com as dezenas de milhares de baterias dos EV’s em “final de vida” que devem chegar ao mercado até 2025 e novas iniciativas de reciclagem e reutilização.
Com mais estados e países se concentrando na eliminação gradual de veículos que consomem muita gasolina em favor dos EV’s , haverá um aumento nas soluções inovadoras para lidar com as baterias e o lixo eletrônico produzidos quando chegarem ao fim de suas vidas.