Este destino é o sonho de muita gente e encabeça a lista de coisas a se fazer quando o assunto é: viagem. Assistir ao fenômeno Aurora Boreal ou Northern Lights, é um “must see” na vida! Este espetáculo da natureza pode ser visto de um conjunto de países do hemisfério norte em especial, e nem sempre é certo que aconteça, a natureza é imprevisível. Mas com um pouco de sorte, as datas e lugares certos – onde o fenômeno é mais visível – você pode ter a chance de ver este show de luzes.
O QUE É A AURORA BOREAL?
Tem a ver com o nosso astro-rei, o sol! Considerada um fenômeno óptico, a Aurora Boreal são luzes coloridas no céu, formadas pelo impacto de partículas de vento solar no campo magnético da Terra. Geralmente ocorre nos polos, entre os períodos de setembro a março, e pode ser vista a olho nu durante a noite ou no final da tarde, formado por luzes coloridas e brilhantes, geralmente avermelhadas e esverdeadas.
DICAS
Antes de aventurar-se para ver este fenômeno magnífico, lembre-se de que nem sempre é possível presenciar a Aurora Boreal. O website Aurora Service pode ser um grande aliado, com um medidor de atividades eletromagnéticas na atmosfera. Confira o termômetro no canto direito da página, que irá indicar as chances do fenômeno ocorrer. Se o ponteiro estiver acima do dois, são boas as chances de você ver a Aurora Boreal.
Para desbravar o frio, o gelo e a natureza selvagem desses locais, é preciso garantir sua locomoção com segurança. Aconselhamos o aluguel de carros com tração, resistente e principalmente com espaço para carregar todo o aparato necessário para o frio e o pernoite! Confira as SUVs da Sixt para o destino escolhido!
SUÉCIA
É possível ver as Northern Lights em diversos pontos da Suécia, inclusive na capital Estocolmo. Por garantia, o norte do país é o destino mais indicado e “quase que” infalível para quem quer ver a Aurora Boreal. Na cidade de Kiruna é possível assistir ao evento no Parque Nacional Abisko – aproveite para subir à torre do Aurora Sky Station, para ver as “luzes do norte” em sua total plenitude. Para chegar até lá é preciso pegar um voo de Estocolmo, ou seguir de carro, cerca de 36h ao norte do país gelado!
FINLÂNDIA
Em diversos pontos do país você pode contemplar a Aurora Boreal, especialmente no norte. A região de Kirkjubaejarklaustur é uma das melhores para avistar a aurora na Finlândia. Há diversos resorts que oferecem “iglus de vidro”, para quem quer assistir ao espetáculo sem passar frio!
ISLÂNDIA
A famosa ilha de gelo é um dos destinos mais procurados quando falamos em Aurora Boreal! Talvez por sua natureza abundante, as luzes nortenhas só venham a somar à beleza natural da Islândia, com seus geysers, vulcões, cachoeiras congeladas e gelo azul! Da capital Reykjavik você pode alugar um carro e ir explorar os diversos spots para ver as luzes.
NORUEGA
Se você estiver interessado em viajar para a Noruega para apreciar as luzes do norte, há vários destinos por lá! A Aurora Boreal pode ser vista de diversas “ilhas”, como a Svalbard, situada no círculo do Ártico, onde ocorrem luzes com frequência. O norte do país é formado por diversos fijordes de natureza exuberante, de tirar o fôlego. a A cidade de Tromsø também é um ótimo destino para quem quer ver o fenômeno e garantir o conforto de estar em uma cidade.
CANADÁ
O Canadá é também um dos melhores destinos para assistir à Aurora Boreal. Dentro os muitos locais, o lago Minnewanka, próximo a cidade de Banff. Em Yukon também há várias opções, dentre resorts, cabanas e casas de campo.