Bem-vindos ao último guia para a sua viagem ao Deserto do Atacama no Chile. Prepare-se para conhecer o mais árido e alto deserto do mundo, de 2.440 a 4.200 metros acima do nível do mar, e de carro! A primeira vista parece ser um pouco perigoso estar de carro por conta própria no deserto, mas a experiência é incrível, e mais fácil do que você imagina.
O deserto do Atacama tem uma infinidade de atrações e informações, então vamos reunir aqui as melhores dicas para você planejar a sua viagem sem complicações. Deixe-se encantar pela impressionante natureza esculpida no Deserto do Atacama: vulcões, gêiseres, lagoas flutuantes e um céu carregado de estrelas como você nunca viu.
POR QUE ALUGAR UM CARRO PARA A SUA VIAGEM AO ATACAMA
A maior vantagem de alugar um carro é ter total autonomia nos passeios que se estendem pelo deserto. As agências de turismo locais oferecem excursões pelas diversas atrações, mas você terá que visitar tudo em tempo contado, de acordo com os horários de chegada e saída pré-determinados. Ao ter o seu próprio meio de transporte, você poderá escolher quanto tempo ficar em cada atração, além de ter a liberdade de escolha para parar na estrada e apreciar a vista ou fotografar o deserto à vontade.
Outra vantagem de estar de carro no Atacama, é ter a oportunidade de visitar uma atração praticamente sozinho. Enquanto que, escolher fazer por uma agência, você estará sempre em grandes grupos. No Deserto do Atacama dá para fazer quase todos os passeios com o seu aluguel de carros, com exceção do Salar de Tara. Para essa atração é melhor contratar uma agência, pois a estrada que se segue após o asfalto até o Salar, não tem nenhuma sinalização, numa imensidão de terra.
QUAL TIPO DE VEÍCULO ALUGAR?
Não é realmente necessário alugar um potente 4×4, um carro pequeno consegue fazer a maior parte dos percursos. Para alguns pontos mais íngremes, como os gêiseres, Lagunas Altiplânicas, se o carro pequeno estiver lotado – com cinco pessoas, um motor mais potente pode fazer falta. Vai depender então, de quantas pessoas estão viajando.
Abasteça o carro todos dias. Tenha em mente que San Pedro de Atacama tem somente um posto de gasolina, mantenha o carro abastecido antes de sair. Outra dica importante, faça o download do mapa offline, e dirija devagar, apesar das ótimas condições da estrada e bem sinalizada, alguns pontos de visitação tem estradas precárias que requerem atenção redobrada por causa de pedras e areias.
SAN PEDRO DE ATACAMA
O ponto de partida para todos os passeios é a pequena vila de San Pedro de Atacama. Rústica, a vila se estende por ruelas de chão de terra e abriga hotéis para todos os gostos. De hospedagens de luxo a hosteis charmosos, você irá encontrar facilmente a hospedagem ideal para o seu roteiro. Reserve a hospedagem com antecedência, pois a vila costumar estar sempre cheia de turistas de todos os lugares do mundo.
A MELHOR ESTAÇÃO PARA VIAJAR PELO ATACAMA
O Deserto do Atacama pode ser visitado em qualquer estação do ano, o clima é considerado bom durante todos os meses, com algumas ressalvas. Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes, a temperatura fica em média dos 28°C, e raramente chove nesse período. De março a junho, pós-verão e pré-inverno, o clima é bastante agradável, em torno dos 18°C. Em julho e agosto, o clima é um pouco mais frio, uma média de 9°C alcançando os 2°C à noite. De setembro a dezembro, o Atacama fica em torno dos 15°C. Com todos esses detalhes, você já pode organizar a melhor temporada.
COMO ORGANIZAR O SEU ROTEIRO PELO DESERTO
A viagem ao Deserto do Atacama é considerada relativamente curta, o tempo ideal no Atacama são 7 dias. A matemática é: 1 dia para chegar em San Pedro de Atacama, visitar as agências de câmbio, ambientar o corpo a altitude do lugar e passear pela vila pelos dois vales próximos dali, uma das principais atrações. Seguido de 5 dias de tours pelos passeios que você escolher, e 1 dia para voltar para casa.
Vamos listar agora os principais e imperdíveis passeios pelo Atacama que dá para ser feito em 5 dias com tranquilidade, se você tiver mais tempo, o Atacama é um parque de diversões no deserto a ser explorado! A ordem do roteiro pode ser feita a sua maneira. Boa diversão!
-
VALLE DE LA LUNA & VALLE DE LA MUERTE
A cerca de 12 km da vila, você vai conhecer as belezas dos Valle de La Luna e Valle de La Muerte, que parecem mesmo coisa de outro mundo, combinando tons de vermelho-terra em suas imensas dunas de areia, cânions e formações de sal. Se prepare para curtir o entardecer mais belo do mundo, as cores rosas-avermelhadas são surreais. Cartão postal do Atacama, você irá fazer belas fotos por aqui.
-
SALAR DE ATACAMA, TOCONAO & LAGUNAS ALTIPLANICAS
Salar de Atacama é o maior salar do Chile, e um dos maiores do mundo. Um mar seco e branco de sal, de uma imensidão que parece não ter fim. Em Salar de Atacama você irá presenciar a paisagem incrível da Laguna Caxa, que abriga uma grande quantidade de flamingos. O acesso de carro é perfeito, você irá dirigir cerca de 1h16 a 109 km da vila. De lá siga para Toconao, uma pequena vila à beira de Salar de Atacama, com ruelas pitorescas, uma praça e uma pequena igreja. Aproveite para tomar um café e renovar as energias para seguir até as Lagunas Altiplanicas.
A primeira das Lagunas Antiplanicas, é a Laguna Miscanti, de 15 km2, e ao lado está a Laguna Miñiques, de 1,5 km2, de beleza extraordinárias as lagunas refletem as imagens dos vulcões em sua volta.
-
GÊISERES DEL TATIO
Vale sair cedo para explorar os Gêiseres del Tatio, localizados a cerca de 80 km de San Pedro de Atacama. Gêiseres são um tipo de nascente de água, que jorram vapores e jatos de água de até 10 metros de altura. Deixe a vila de madrugada, para ver o espetáculo de água que acontece antes de amanhecer. Dali siga para uma visita a uma piscina de água termal que fica bem próxima dos gêiseres, aproveite para tomar banho. Para o final da tarde, dirija até a pequena Vila Machuca, um vilarejo perdido no meio do deserto.
-
SALAR DE TALAR OU PIEDRAS ROJAS
Este passeio é recomendável fazer com um guia, por sua natureza e pela má sinalização da estrada de acesso ao Salar de Talar. A 4.800 metros do nível do mar, o salar é um dos passeios mais belos do Atacama. É um tour para o dia todo, e o esforço é magnificamente recompensado por um belíssimo cenário formado por vulcões, formações rochosas, lagoas e flamingos.
-
LAGUNA CEJAR, LAGUNA PIEDRA, OJOS DEL SALAR & LAGUNA TEBINQUICHE
Relativamente perto de San Pedro de Atacama, cerca de 20 km estão as lagoas deslumbrantes do deserto onde você irá flutuar nas águas salgadas. Lado a lado estão as Laguna Cejar e Laguna Piedra. Devido a questões sanitárias, não é mais permitido o banho na Laguna Cejar, apenas contemplar. O banho é permitido na lagoa ao lado, a Laguna Piedra. Há também a possibilidade de tomar um banho de água doce na Ojos de Salar, e dali seguir para contemplar um belíssimo pôr-do-sol na Laguna Tebinquiche.
-
Lagunas Escondidas de Baltinache
Esse passeio estava até então fora da lista das agências de viagens do Atacama, mas de uns anos pra cá é considerado um dos passeios mais bonitos. Este é um conjunto de sete lagoas de águas salgadas de águas cristalinas em diferentes tons de azul. Localizadas entre a Cordilheira do Sal e a Cordilheira de Domeyko, a 57 km de San Pedro de Atacama.