O tão esperado ORA Ballet Cat foi finalmente lançado na China. O carro virou polêmica e ganhou destaque na mídia, desde que apareceu pela primeira vez em 2021 no Salão do Automóvel de Xangai, devido à sua impressionante semelhança com o icônico Fusca Volkswagen.
ORA é uma submarca de carros elétricos da Great Wall Motors (GWM), uma grande montadora chinesa. De acordo com a GWM, o ORA Ballet Cat é voltado exclusivamente para mulheres não apenas por causa das cores ou estética, mas também de algumas características especiais específicas para mulheres. O carro conta com utilidades peculiares, como o modo infantil, que seleciona uma temperatura confortável e ativa uma câmera traseira para monitorar as crianças no banco de trás.
DESIGN E POLÊMICA COM A VOLKSWAGEN
O interior do carro tem cores pastéis suaves, para torná-lo atraente para as mulheres, bem como algumas sugestões de design relacionadas ao clássico Fusca. O Ballet Cat tem a inspiração retrô do Fusca, como os pára-choques, as rodas de liga cromadas com aparência vintage, maçanetas semelhantes e os espelhos laterais salientes. O volante é grande e redondo com um semicírculo interno que aciona a buzina, assim como nos carros dos anos 60 e 70. O painel recebe um grande pod oval com telas duplas que atuam como um leque de informações e uma unidade multimídia.
No entanto, o Ballet Cat é maior do que o Fusca, com 4,40 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,63 m de altura. Em termos de espaço interior, o ORA Ballet Cat é generosamente espaçoso graças à longa distância entre eixos, de 2,75 m, e às baterias finas sob o piso. E ao contrário do Fusca clássico que tinha motor na traseira, o espaço pode ser utilizado para carga no Ballet Cat, já que o motor está localizado embaixo do capô na frente. Os bancos traseiros podem ser divididos para aumentar a capacidade de carga.
CONTROVÉRSIAS
O carro tem algumas funções um tanto polêmicas, como o modo de condução chamado “Lady Driving”, em tradução, mulher dirigindo. Neste modo pode ser acionado o piloto automático que controla a distância dos carros à frente, colocando assim em xeque as habilidades das mulheres ao volante. E este não é o único. O EV também oferece o controverso “Warm Man Mode”, em tradução literal o “Modo homem quente”, que liga o sistema de aquecimento do carro para reduzir o desconforto das mulheres no período menstrual. O carro passaria a aquecer a região lombar, o que diminuiria o desconforto durante o período menstrual, uma ideia legal, mas o nome é um tanto infeliz.
BATERIA E ALCANCE
O motor elétrico é dianteiro e tem 173 cv, o que limita a velocidade máxima a 155 km/h. Há duas baterias disponíveis: a de 50 kWh tem autonomia de 401 km no ciclo chinês (CLTC), enquanto a de 60,5 kWh tem autonomia de 401 km no ciclo chinês (CLTC), enquanto a de 60,5 kWh aumentaria o alcance a 500 km.