Reconhecido mundialmente pela sua bela geografia, o Canadá é um dos destinos turismo de natureza mais visitados do mundo. As cadeias de montanhas dos Apalaches, Torngats, as Montanhas Rochosas, a Cadeia Costeira, os montes Pelly e Elias, e os famosos lagos canadenses, que abrangem cerca de 7,4% do território do país, são um pacote completo para os amantes da natureza. Confira a nossa lista dos melhores lagos para se visitar em sua viagem ao Canadá!
LAGO ESMERALDA
Cristalino, este lago fica no Parque Nacional de Yoho, localizado no extremo leste da Colúmbia Britânica, a oeste do Parque Nacional de Banff. As pessoas vêm aqui não apenas pela cor esmeralda do lago, mas também pelas excelentes vistas das Montanhas Rochosas canadenses que o emolduram. Como outros lagos da nossa lista, o Emerald Lake obtém sua cor por causa das geleiras derretidas. A cor esmeralda é mais evidente no verão. Você pode acessar o lago, que fica ao lado da Rodovia Trans-Canadá, durante todo o ano para fazer caminhadas, canoagem, e muito mais.
LAGO ABRAÃO
O Abraham Lake, fica em Alberta, em um reservatório artificialmente conhecido por uma característica distintiva. Quando o lago começa a congelar, pilhas de bolhas causadas pelo metano ficam presas abaixo da superfície da água azul e congeladas no lugar. Vale a pena uma viagem aqui durante outras partes do ano, mas se você é fotógrafo, seria uma boa ideia marcar uma visita quando o lago estiver pelo menos parcialmente congelado para ver esse fenômeno pessoalmente.
LAGO MORAINE
Este deslumbrante lago alpino tem uma cor turquesa vívida que se aprofunda à medida que se enche de água glacial derretida no verão. O lago é encontrado no Vale dos Dez Picos, no Parque Nacional de Banff, em Alberta. Você pode fazer caminhadas ou caminhadas mais extenuantes ao redor do lago e apreciar as vistas das montanhas e cachoeiras. Você também pode andar de caiaque ou canoagem no lago. É fácil acessar o lago nos meses de verão, seja de carro ou de transporte para o parque. A estrada para o lago está fechada de meados de outubro até o final de maio por causa do risco de avalanche.
LAGO GARIBALDI
Siga para Garibaldi Provincial Park, ao sul de Whistler, British Columbia e a apenas 1,5 horas de carro de Vancouver, para caminhar até o Lago Garibaldi. É outro lago alpino, aninhado nas montanhas, e você só pode alcançá-lo através de uma caminhada intermediária de ida e volta de aproximadamente 18 km do estacionamento Rubble Creek. A caminhada está estimada em cerca de 6 horas no total. A trilha é acessível de julho a outubro e no caminho você verá prados, montanhas e uma geleira que serve de pano de fundo para o lago.
LAGO SUPERIOR
O maior dos Grandes Lagos, o Lago Superior corre ao longo do sudeste de Ontário, cortado ao meio pela fronteira EUA-Canadá. É o maior lago de água doce por área de superfície do mundo e um local popular para pesca, passeios de barco e outras atividades aquáticas. Você também pode fazer caminhadas na floresta ao redor do lago ou simplesmente fazer um passeio panorâmico pela Highway 17, que percorre partes da margem do lago no lado canadense.
LAGO BERG
Berg Lake está localizado no Mount Robson Provincial Park, na Colúmbia Britânica, e é acessível apenas caminhando pela Berg Lake Trail (*Observe que a trilha foi fechada em 2022 devido a inundações que danificaram partes da trilha, incluindo pontes). Você precisa fazer uma reserva e passar para usar esta trilha de caminhada no interior que se estende por 23 km até o Lago Berg, um corpo de água azulado à sombra do Monte Robson. Ao longo do caminho você entrará no Vale das Mil Cataratas que são alimentados por geleiras. Há campings ao longo da trilha, assim como no lago, e é recomendável ficar em um deles e fazer algumas caminhadas de um dia para apreciar a paisagem.
LAGO KLUANE
Seguindo para o norte, para o Yukon, fica este lago longo e estreito perto do Parque e Reserva Nacional de Kluane. No maior lago do Yukon, você encontrará águas cristalinas provenientes de geleiras próximas e praias rochosas, além de algumas oportunidades para observar a vida selvagem. Há trilhas e acampamentos ao redor e perto do lago, ou você pode acessá-lo facilmente pela Highway 1, também conhecida como Alaska Highway.
LAGO MANCHADO
Para algo completamente diferente, visite Spotted Lake no sul da Colúmbia Britânica, logo após a fronteira do estado de Washington. O lago não é aquele que você visita para nadar, mas sim para ver as “manchas” formadas por depósitos minerais. Você pode ver esses depósitos quando a água do lago seca no verão, mas apenas de longe, pois há uma cerca ao redor. É um local sagrado para a Nação Syilx Okanagan das Primeiras Nações do Canadá, que comprou a terra em que o lago está em 2001 de um proprietário privado.
LAGO LOUISE
A área ao redor de Lake Louise, localizada em Alberta, perto de uma cidade de mesmo nome no Parque Nacional de Banff, é movimentada o ano todo. No verão, as caminhadas ao redor do lago e em Banff são bem indicadas, e no inverno, você pode esquiar na vizinha Lake Louise Ski Resort. Reserve um hotel no lago ou procure um dos campings próximos. Uma das coisas mais populares para se fazer aqui é caminhar do Lago Louise até a Casa de Chá do Lago Agnes para ter excelentes vistas dos lagos e das montanhas ao redor.
LAGO ONTÁRIO
Para uma mistura de estilo urbano e natureza, vá para o Lago Ontário, o menor dos Grandes Lagos. Ao longo de suas margens, você encontrará Toronto e seus subúrbios, mas também há ilhas interessantes ao longo do extremo leste do lago, se você precisar de um tempo tranquilo. Se você quiser fazer uma viagem paralela ao visitar o Lago Ontário, vá para a costa sul do lado canadense e visite as Cataratas do Niágara.