Todos sabemos que para usarmos um carro elétrico, é preciso deixa-lo recarregando em algum lugar, como por exemplo em nossas casas. Mas, e se ao invés disso, o seu EV(veículo elétrico) pudesse fornecer energia para sua casa ou algum outro lugar? A nova tecnologia, chamada de carregamento bidirecional ou carregamento inteligente Vehicle-to-Home. Os chamados V2G, V2X, V2L ou V2H, está tornando isso uma realidade. Esta nova possibilidade pode ser um divisor de águas para áreas com fontes de energia não confiáveis ou durante períodos de falta de energia ou desastres naturais.
COMO FUNCIONA
A nova tecnologia V2G “vehicle-to-grid” em tradução, veículo à rede, significa que a energia criada pela bateria do EV é empurrada de volta para a rede elétrica para fornecer energia em outro lugar. Em termos super simples, a bateria fornece e recebe energia. Um carregador V2G é necessário para que isso aconteça, ao contrário dos atuais carregadores unidirecionais usados para alimentar EVs. Algumas empresas como a Wallbox estão trabalhando em novas tecnologias para este tipo de produto. Há também o carregamento V2L, ou “veículo para carregar”, onde você pode conectar algo diretamente na bateria de um veículo. Por fim, há o V2H, que fornece energia diretamente para uma casa, em vez de colocá-la em uma rede elétrica inteira.
BENEFÍCIOS DO CARREGAMENTO BIDIRECIONAL
Alguns elogiam essa tecnologia de carregamento bidirecional como uma forma de evitar apagões e interrupções de energia em tempos de alto uso ou desastres naturais. Os EVs com tecnologia V2G lançados em 2022 têm a capacidade de conectar a bateria do veículo ao sistema elétrico de uma casa para fornecer energia por até três dias. A energia também está mais prontamente disponível em fontes renováveis, como eólica e solar. À medida que os carros elétricos se tornam mais comuns, há uma preocupação com a tensão que os mesmos possam gerar em uma rede elétrica. No entanto, alguns especialistas da indústria elétrica disseram que o carregamento bidirecional poderia ser parte da solução, já que os EVs também fornecem energia.
É possível ainda haver um grande benefício e econômico para quem possui unidades de carregamento bidirecional em suas casas. Eles economizarão dinheiro carregando seu veículo, ao invés de você ter que abastecê-lo com gasolina, além disso, você poderia também vender a energia que seu carro elétrico produz.

QUAIS CARROS ELÉTRICOS TÊM TECNOLOGIA V2G
Embora haja cada vez mais EVs entrando no mercado, nem todos possuem essa tecnologia de carregamento bidirecional. Veículos elétricos, incluindo o Nissan Leaf, o Nissan e-NV200 e o Hyundai Ioniq 5, já possuem recursos de carregamento bidirecional. Os próximos carros elétricos a chegarem ao mercado com a tecnologia V2G incluem o Ford F-150 Lightning, o Mitsubishi Outlander, todos os veículos da Teslas e o Volkswagen ID. Enquanto a tecnologia está se tornando mais prevalente em veículos, o hardware para aproveitar a energia EV para uso em residências ou na rede elétrica mais ampla fica para trás.
COMO OBTER ENERGIA V2G
Nos Estados Unidos, onde essa tecnologia vem sendo usada, a falta de empresas que fabricam o hardware é um problema. A Ford, por exemplo, está tentando resolver essa questão, trabalhando com uma empresa de armazenamento de energia solar, a Sunrun, para fornecer o hardware para clientes que o desejam em suas casas. Você também pode comprar uma unidade Wallbox Quasar, que eles anunciam como “o primeiro carregador bidirecional do mundo” para a casa. À medida que a demanda por EVs com recursos de carregamento bidirecional cresce, ficará ainda mais fácil ter um carregador instalado em casa e começar a colher os benefícios.
