O futuro da mobilidade urbana está a cada dia se tornando o presente, nossas formas de locomoção estão em constantes mudanças. Seja por meios de transporte público mais sustentáveis, carros compartilhados, caminhões e carros elétricos, e até mesmo “carros” voadores. Afinal, quem nunca sonhou andar em um carro voador?
A Embraer, empresa brasileira e a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, está construindo carros voadores. Sua subsidiária, Eve Urban Air Mobility, é responsável pelos eVTOLs, sigla em inglês que significa: veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, o popularmente chamado de carros voadores. A aposta para o lançamento dos eVTOLs é para 2026, serão mais de 400 unidades sob a demanda de cinco diferentes empresas.
O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM OS CARROS VOADORES?
Apesar de serem popularmente chamados de carro voador, os eVTOLs nada tem de um carro normal. Na verdade são mais parecidos com um helicóptero, porém elétrico. Suas hélices são diferenciadas, capazes de suavizar pousos e decolagens. São 10 motores elétricos a hélice, com oito deles permitindo a sustentação vertical e outros dois para o impulso horizontal. O espaço dos eVTOLs acomodará até quatro passageiros.
A previsão é de que os eVTOLs sejam mais adequados para viagens curtas em cidades congestionadas para evitar o tráfego intenso. Seu papel será como um serviço de táxi aéreo comercial ou outros usos semelhantes aos helicópteros de hoje, porém com um custo mais acessível.
DESAFIOS E PROPOSTA DA EVE
A proposta desta nova empresa da Embraer, a Eve, é tornar real o mercado de Mobilidade Aérea Urbana de sigla UAM. Além da fabricação dos eVTOLs, a empresa pretende em desenvolver o ambiente necessário para habilitar o mercado de Mobilidade Aérea Urbana, criando soluções para os desafios desta nova mobilidade. Algumas das áreas de atuação serão a criação de bases de serviços e redes de suportes, pontos de embarque e desembarque de passageiros em centros urbanos, além de adaptações nos regulamentos de tráfico aéreo.